06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5316
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Arqueologia pública, memória e identidade: sentidos, usos e apropriações dos sítios arqueológicos de pintura rupestre no município de Inhapi, sertão alagoano (2015-2016)
Autor(es): Lima, Jefferson Júnior do Nascimento
Primeiro Orientador: Moraes, Flávio Augusto de Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Bijagó, Vagner Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Barbalho, José Ivamilson Silva
Resumo: A preservação do patrimônio está vinculada ao seu conhecimento. O presente trabalho objetiva apresentar problemáticas referentesàs formas que o patrimônio toca a sociedade, como é tocado e como ambos se modificam. Como sentidos, usos e apropriações afloram das mais diversas formas de interação. Buscamos então perceber como se dá a percepção desses bens patrimoniais pela população local, tendo como amostra a comunidade escolar, por meio de oficinas de educação patrimonial. Dentro dessas oficinas tivemos como metodologia aplicação dequestionários, rodas de diálogo, entrevistas e exposição de imagens dos sítios de registro rupestre, onde os alunos foram levados a refletir sobre essas localidades e seus significados enquanto espaços de memória. Essa experiência ao mesmo tempo formativa, também é problematizadora e investigativa, gerando dados a partir da própria prática. Esses dados estão plasmados nos relatos e respostas dos questionários respondidos por 391 alunos, entre 10 e 34 anos, integrantes da rede pública de ensino da cidade de Inhapi, posteriormente tais dados são analisados sob a luz da arqueologia pública.
Abstract: Preservation of hetitage is linked to their knowledge. The present work aims to present problems related to the ways that heritage touches society, how it is touched and how both are modified. As senses, uses and appropriations emerge from the most diverse forms of interaction. We then sought to understand how the perception of these heritage assets is perceived by the local population, with the school community as a sample, through patrimonial education workshops. Within these workshops we had as a methodology the application of questionnaires, dialogue wheels, interviews and exhibition of images of rock registry sites, where the students were led to reflect on these localities and their meanings as spaces of memory. This experience, at the same time formative, is also problematizing and investigative, generating data from the practice itself. These data are reflected in the reports and answers of the questionnaires answered by 391 students, aged between 10 and 34, members of the public education system of the city of Inhapi, later such data are analyzed in the light of public archeology.
Palavras-chave: História - Brasil
História - Alagoas
Inhapi - Alagoas
Educação patrimonial
Patrimônio arqueológico
Patrimônio cultural
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: LIMA, Jefferson Júnior do Nascimento. Arqueologia pública, memória e identidade: sentidos, usos e apropriações dos sítios arqueológicos de pintura rupestre no município de Inhapi, sertão alagoano (2015-2016). 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5316
Data do documento: 17-abr-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.