06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5313
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vitório, Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3856024874145881pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fábia Pereira da-
dc.contributor.referee2Silva, Márcio Ferreira da-
dc.creatorSilva, Mariana Lima da-
dc.date.accessioned2019-06-26T17:01:03Z-
dc.date.available2019-04-24-
dc.date.available2019-06-26T17:01:03Z-
dc.date.issued2019-03-28-
dc.identifier.citationSILVA, Mariana Lima da. Crenças e atitudes linguísticas sobre o ensino de língua portuguesa: o que pensam os estudantes do 9º ano de uma escola rural em Pariconha - AL. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5313-
dc.description.abstractIn this study, we focused on analyzing the linguistic beliefs and attitudes of students of the 9th year of a public elementary school in the rural area of the municipality of Pariconha/AL, aiming to perceiving how they think about the discipline of Portuguese. In order to do that, in our work, we conducted a research of two nature, such as quantitative – through the application of a questionnaire – and qualitative – observing the linguistic justifications of the students –, while subsequently the data were analyzed and interpreted. In addition, we rely on the theoretical contribution of what preaches the Theory of Variation and Linguistic Change (WEINREICH, LABOV&HERZOG 2006; Labov, 2008), focusing on the evaluation problem, as well as the studies of Barbosa & Cuba (2015), Botassini (2015), Bortoni-Ricardo (2004, 2008), Coelho et al. (2010), Labov (2008), among others. Thus, after the analyses, the results pointed out that i) the students, in large part, understand the Portuguese language through the normative side, assimilating the language as a set of norms that must be learned in the school, even if often, they do not know what normative grammar is; ii) with the focus on GN, students tend to think that, being the language – as they say – synonymous of right or wrong, the school should focus on the prescription of rules of what should be language, associating this way, the idea that, those who do not frequent the school do not speak Portuguese; iii) In general, students do not know what linguistic variation is, they do not know that there are different legitimate ways of speaking the same thing, and that there is no right or wrong in the language, even so, they consider fundamental the discourse on linguistic variation in the scope. Therefore, students evaluate the teaching of Portuguese in the school sphere as a tool of learning of what they consider as the correct way to use the language. Thus, the students' thoughts focus on observing only the learning of grammatical rules, leaving aside the communicative and interactional factor of the language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectSociolinguística educacionalpt_BR
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectPariconha - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleCrenças e atitudes linguísticas sobre o ensino de língua portuguesa: o que pensam os estudantes do 9º ano de uma escola rural em Pariconha - ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, buscamos analisar as crenças e atitudes linguísticas de estudantes do 9º ano de uma escola pública da Zona Rural do município de Pariconha/AL, com vistas a perceber o que eles pensam sobre a disciplina de Língua Portuguesa. Para tanto, em nosso trabalho, realizamos uma pesquisa de cunho tanto quantitativo – através da aplicação de questionário – quanto qualitativo – observando as justificativas linguísticas dos alunos – para que, posteriormente, os dados fossem analisados e interpretados. Além disso, contamos com o aporte teórico do que postula a Teoria da Variação e Mudança Linguística (WEINREICH, LABOV&HERZOG, 2006; LABOV, 2008), focalizando o problema da avaliação, bem como consideramos os estudos de Barbosa & Cuba (2015), Botassini (2015), Bortoni-Ricardo (2004, 2008), Coelho et al. (2010), Labov (2008), entre outros. Dessa forma, após as análises, os resultados apontaram que i) os alunos, em grande parte, compreendem a Língua Portuguesa através do viés normativo, assimilando a língua enquanto um conjunto de normas que deve ser aprendido na escola, mesmo que, muitas vezes, eles não saibam o que seja a gramática normativa; ii) com o enfoque na gramática, os alunos tendem a pensar que a língua é sinônimo de certo ou errado e que a escola deve focar nas regras prescritivas do que convém ser língua, associando dessa forma, a ideia de que aqueles que não frequentam a escola não falam o português corretamente; iii) os alunos desconhecem o que é variação linguística, não compreendem que há diversas formas legítimas de se falar a mesma coisa, e de que não há certo ou errado na língua, mesmo assim, eles consideram fundamental a discussão sobre variação linguística no âmbito escolar. Diante disso, os alunos avaliam o ensino de Língua Portuguesa como uma ferramenta de apropriação do que eles consideram ser a forma correta de utilizar a língua. Assim, os pensamentos dos alunos focam em observar apenas o aprendizado de regras gramaticais, deixando de lado o fator comunicativo e interacional da língua.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.