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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5222
Tipo: | Dissertação |
Título: | Sistematização processual da transferência de tecnologia no contexto dos Institutos Federais de Educação |
Título(s) alternativo(s): | Sistematização de procedimentos para a transferência de tecnologia no contexto dos Institutos Federais de Educação Systematization of technology transfer in the context of the Federal Institutes of Education |
Autor(es): | Silva, Danielle Clara Santana da |
Primeiro Orientador: | Uchôa, Sílvia Beatriz Beger |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Alves, Carlos Henrique Almeida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nascimento, Ticiano Gomes do |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ribeiro, Nubia Moura |
metadata.dc.contributor.referee3: | Carvalho, Cenira Monteiro de |
Resumo: | Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), criados com a proposta de serem modelo de referência em educação profissional e tecnológica, são estruturas educacionais de alto impacto transformador da realidade social onde seus Campi estão inseridos. Após uma década de sua criação enquanto Institutos Federais, os IFs encontram o desafio de implementar a transferência tecnológica em seu contexto como uma demanda real. Considerando as potencialidades dos IFs na geração de tecnologias que atendam às demandas produtivas locais das comunidades onde estão inseridos e a importância de uma resposta rápida ao setor produtivo, chega-se a necessidade de estabelecimento de um fluxo padrão de procedimentos de transferência de tecnologia a ser utilizado de modo a possibilitar a aplicação nos demais IFs que ainda não atingiram esse nível de maturidade. Foi estabelecida como metodologia para essa análise a busca nas bases de dados do INPI referentes a patentes e contratos de transferência tecnológica de modo a identificar os institutos que mais se destacam como depositantes de patentes e em contratos de transferência de tecnologia averbados no INPI. A partir dessa identificação foi feito um levantamento de dados nos IFs de modo a verificar quais os modelos e práticas administrativas referentes à transferência de tecnologia são adotados. Conclui-se, demonstrando a inexistência de procedimentos operacionais institucionalizados de transferência de tecnologia nos IFs analisados, propondo-se um modelo de procedimento operacional padrão passível de ser aplicado para a tramitação administrativa de contratos de transferência tecnológica. |
Abstract: | The Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFS), created with the proposal of being a reference model in professional and technological education, are educational structures with high impact transforming the social reality where their campuses are inserted. After one decade of its creation as Federal Institutes, IFs find the challenge of implementing technology transfer in their context as a real demand. Considering the potential of IFS in the generation of technologies that meet the local productive demands of the communities where they are inserted and the importance of a rapid response to the productive sector, it is necessary to establish a standard flow of technology transfer procedures to be used in order to allow the application in the other IFS that have not yet reached this level of maturity. It was established as a methodology for this analysis the search in the INPI databases regarding patents and technology transfer contracts in order to identify the institutes that stand out as patent depositors and in technology transfer agreements registered with INPI. Based on this identification, a data collection was done in the IFS in order to verify which models and administrative practices related to the transfer of technology are adopted. It concludes by demonstrating the lack of institutionalized operational procedures for technology transfer in the FIs analyzed, proposing a standard operating procedure model that can be applied to the administrative processing of technology transfer contracts. |
Palavras-chave: | Institutos federais de educação, ciência e tecnologia Transferência de tecnologia Contratos - Transferência de tecnologia Federal Institutes of Education, Science and Technology Transfer of technology Contracts - Transfer of technology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT |
Citação: | SILVA, Danielle Clara Santana da. Sistematização processual da transferência de tecnologia no contexto dos Institutos Federais de Educação. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) – Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5222 |
Data do documento: | 19-fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB |
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