00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5114
Tipo: Dissertação
Título: Metodologia de educação musical em/para Moçambique: reflexões sobre o ensino de música
Título(s) alternativo(s): Musical education in Mozambique
Autor(es): André, Sônia
Primeiro Orientador: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee1: Matos, Junot Cornélio
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Rosemeire Reis da
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo discutir e problematizar o ensino da música em Moçambique, com base no que a Lei do Sistema Nacional de Educação (SNE) prevê e no que está sendo trabalhado nas escolas moçambicanas. A dissertação começa com um breve historial moçambicano, passa pelo que é ou pode ser a Educação musical, com base em autores, cientistas na área da educação e da educação musical, em particular. Adiante, relata o que está sendo a Educação musical em Moçambique e, por fim, sugere o que pode vir a ser a Educação musical nas escolas moçambicanas, tendo em conta o contexto comunitário real onde cada escola está inserida. Ao colocar o que é ou pode ser a Educação musical, são trazidos para esta discussão educadores musicais, a destacar o suíço Émile Jaques Dalcroze (1865-1950), o belga Edgar Willems (1890-1978) e o nigeriano Meki Nzewi (1932). Willems é discípulo de Dalcroze, fato este que um pode ter influenciado ao outro na linha de pensamento. E Nzewi (africano-nigeriano), de uma realidade oposta da dos dois. Eles norteiam este trabalho, pois têm ideias em comum do que é e o do que pode vir a ser uma educação musical centrada no ser humano. E, para finalizar, alguns relatos de aulas de Educação musical, assistidas em escolas moçambicanas, incluindo depoimentos dos professores e estudantes no tocante à referida disciplina.
Abstract: This study aimed to describe the teaching of music in Mozambique, based on the National Education System – NES law provision and what is being worked on in Mozambican schools. The study begins with a brief history of Mozambique; discussing what is or what could become of Musical Education considering authors and scientists in the area of Education and Music Education in particular. In addition, the study describes Musical Education in Mozambique and then, suggests what would become of Musical Education in Mozambican schools, taking into account the actual community context where each school is located. In discussing Musical Education in this study, we have considered musical educators such as: the Swiss Emile Jaques Dalcroze (1865-1950), the Belgian Edgar Willems (1890-1978) and the Nigerian Nzewi Meki (1932). Willems is a disciple of Dalcroze and a fact is that they have influenced one another in the line of thought. Nzewi is an opposite reality of the latter two. The authors guide this work since they have common ideas of what is and what could become of Musical Education centered on human. And finally, are also considered some reports on Musical Education’s lectures attended in Mozambican schools, including the view points of teachers and students in relation to the discipline
Palavras-chave: Educação moçambicana
Artes musicais africanas
Ensino da música
Mozambican education
African musical arts
Teaching of music
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ANDRÉ, Sônia. Metodologia de educação musical em/para Moçambique: reflexões sobre o ensino de música. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5114
Data do documento: 7-jul-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologia de educacao musical em_para Mocambique - reflexoes sobre ensino de musica.pdfMetodologia de educação musical em/para Moçambique: reflexões sobre o ensino de música1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.