00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5114
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Junot Cornélio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Rosemeire Reis da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3449113858899262pt_BR
dc.creatorAndré, Sônia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3014429272184487pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-16T19:22:24Z-
dc.date.available2019-05-16-
dc.date.available2019-05-16T19:22:24Z-
dc.date.issued2014-07-07-
dc.identifier.citationANDRÉ, Sônia. Metodologia de educação musical em/para Moçambique: reflexões sobre o ensino de música. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5114-
dc.description.abstractThis study aimed to describe the teaching of music in Mozambique, based on the National Education System – NES law provision and what is being worked on in Mozambican schools. The study begins with a brief history of Mozambique; discussing what is or what could become of Musical Education considering authors and scientists in the area of Education and Music Education in particular. In addition, the study describes Musical Education in Mozambique and then, suggests what would become of Musical Education in Mozambican schools, taking into account the actual community context where each school is located. In discussing Musical Education in this study, we have considered musical educators such as: the Swiss Emile Jaques Dalcroze (1865-1950), the Belgian Edgar Willems (1890-1978) and the Nigerian Nzewi Meki (1932). Willems is a disciple of Dalcroze and a fact is that they have influenced one another in the line of thought. Nzewi is an opposite reality of the latter two. The authors guide this work since they have common ideas of what is and what could become of Musical Education centered on human. And finally, are also considered some reports on Musical Education’s lectures attended in Mozambican schools, including the view points of teachers and students in relation to the disciplinept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação moçambicanapt_BR
dc.subjectArtes musicais africanaspt_BR
dc.subjectEnsino da músicapt_BR
dc.subjectMozambican educationpt_BR
dc.subjectAfrican musical artspt_BR
dc.subjectTeaching of musicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleMetodologia de educação musical em/para Moçambique: reflexões sobre o ensino de músicapt_BR
dc.title.alternativeMusical education in Mozambiquept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo discutir e problematizar o ensino da música em Moçambique, com base no que a Lei do Sistema Nacional de Educação (SNE) prevê e no que está sendo trabalhado nas escolas moçambicanas. A dissertação começa com um breve historial moçambicano, passa pelo que é ou pode ser a Educação musical, com base em autores, cientistas na área da educação e da educação musical, em particular. Adiante, relata o que está sendo a Educação musical em Moçambique e, por fim, sugere o que pode vir a ser a Educação musical nas escolas moçambicanas, tendo em conta o contexto comunitário real onde cada escola está inserida. Ao colocar o que é ou pode ser a Educação musical, são trazidos para esta discussão educadores musicais, a destacar o suíço Émile Jaques Dalcroze (1865-1950), o belga Edgar Willems (1890-1978) e o nigeriano Meki Nzewi (1932). Willems é discípulo de Dalcroze, fato este que um pode ter influenciado ao outro na linha de pensamento. E Nzewi (africano-nigeriano), de uma realidade oposta da dos dois. Eles norteiam este trabalho, pois têm ideias em comum do que é e o do que pode vir a ser uma educação musical centrada no ser humano. E, para finalizar, alguns relatos de aulas de Educação musical, assistidas em escolas moçambicanas, incluindo depoimentos dos professores e estudantes no tocante à referida disciplina.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologia de educacao musical em_para Mocambique - reflexoes sobre ensino de musica.pdfMetodologia de educação musical em/para Moçambique: reflexões sobre o ensino de música1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.