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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4899
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Criança da natureza: uma experiência de estágio em educação infantil |
Autor(es): | Felisberto, Karine Millene Dantas |
Primeiro Orientador: | Sales, Mônica Patricia da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Abdizia Maria Alves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Maria Angélica da |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre criança e natureza no processo de construção do conhecimento e no desenvolvimento infantil. Buscamos problematizar o ensino de ciências na Educação Infantil com o intuito de mostrar o quanto esse eixo de conhecimento contribui para envolvimento das crianças nas mais diversas experiências, as quais são ricas para o seu desenvolvimento motor, social, físico e cognitivo. Trazendo ainda reflexões relacionadas sobre o que o mundo natural e social propicia para o conhecer da criança nesta fase de 0 a 5 anos de idade. Embasamo-nos em alguns autores que contribuíram para o desenvolvimento teórico, entre eles: Arce (2011), Barbosa (2008, 2012), Botega (2015), Goulart (2005), e Tiriba (2005, 2010) que nos traz discussões a respeito da Educação Infantil, visando que cada momento da criança deve ser respeitado, e considerado o quão é significante, pois é uma fase em que a criança estará descobrindo e redescobrindo na medida que a aprendizagem irá se ampliando, momentos estes que possibilitam a interação com o ambiente no qual está inserida, além de, oportunizar a criança investigar e vivenciar experiências. O trabalho de abordagem qualitativa adotou como procedimento a pesquisa-ação, apoiados na pedagogia de projetos. O campo de pesquisa foi o Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI, a coleta ocorreu durante a realização do estágio obrigatório em educação infantil, cujo NDI era o campo de estágio. Deste modo os resultados deste trabalho demonstram que é possível trabalhar o ensino de ciências (área de conhecimento que está ligada a natureza) com as crianças da Educação Infantil. Além da importância do estágio supervisionado na educação infantil como uma forma de contribuir para a formação do futuro pedagogo(a), podendo vivenciar o ambiente escolar. E por fim, ao analisar a relação da criança com a natureza revelaram que as ações desenvolvidas, contribuíram para ampliar o conhecimento das crianças por meio das experiências, interações e contato com o ambiente natural, despertando-os para a consciência da preservação ambiental e dos cuidados com a saúde. |
Abstract: | This research aimed to analyze the relationship between child and nature in the process of knowledge construction and child development. We aim to problematize the teaching of science in Early Childhood Education in order to show how much this axis of knowledge contributes to the involvement of children in the most diverse experiences, which are rich for their motor, social, physical and cognitive development. It also brings related reflections about what the natural and social world provides to know the child in this phase of 0 to 5 years of age. We are based in some authors that contributed to the theoretical development, among them: Arce (2011), Barbosa (2008, 2012), Botega (2015), Goulart (2005), and Tiriba (2005, 2010) that brings us discussions to respect for Infant Education, aiming that each moment of the child should be respected, and considered what is significant, because it is a phase in which the child will be discovering and rediscovering as the learning will expand, moments that enable interaction with the environment in which it is inserted, in addition, to allow the child to investigate and experience experiences. The work of qualitative approach adopted as action-action procedure, supported in the pedagogy of projects. The research area was the Child Development Nucleus (NDI), the collection took place during the mandatory internship in early childhood education, whose NDI was the internship field. Thus, the results of this work demonstrate that it is possible to work in the teaching of science (area of knowledge that is linked to nature) with the children of Early Childhood Education. Besides the importance of supervised internship in early childhood education as a way to contribute to the formation of the future educator (a), being able to experience the school environment. Finally, in analyzing the child's relationship with nature, they revealed that the actions developed contributed to increase children's knowledge through experiences, interactions and contact with the natural environment, awakening them to the awareness of environmental preservation and health care. |
Palavras-chave: | Crianças Educação Infantil Natureza Children Child education Nature |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | FELISBERTO, Karine Millene Dantas. Criança da natureza: um experiência de estágio em educação infantil. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4899 |
Data do documento: | 14-fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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