06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Adriana Deodato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255535640681913pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Ricardo Santos de-
dc.contributor.referee2Silva, Beatriz Araújo da-
dc.creatorSantos, Silvan dos-
dc.date.accessioned2019-04-02T18:48:46Z-
dc.date.available2018-12-26-
dc.date.available2019-04-02T18:48:46Z-
dc.date.issued2018-11-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Silvan dos. A formação docente nas políticas educacionais do Banco Mundial: reflexões sobre saberes. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4858-
dc.description.abstractThis project has the purpose to do an investigative analysis of the influence of the neoliberal educational policies about the Brazilian education and how international organizations, like: The World Bank, IMF, UNESCO, that are the biggest financiers for countries taken as under development, has been influencing decisions about investment and educational policies, taking into account that such organizations represents the interests of countries that x the neoliberal policies for countries that are financed for these organizations. The research was documentary, where we search in literatures, like the World Bank's own site, books that feed our research, where we've based our research on theorists, like: Fernando Leher (2013), Tardif (2002), Mészárós(2008), Libâneo (2018), between others. From the documentary analysis and dialoguing with the theorists thinking, we've made our project the following way: 1. A brief history of The World Bank. 2. The education and the economic development of the peripheral countries: implication for teacher education. 3. An analyse of the purposes of the bank on the teacher education - impact of the policies on the documents. That way we could think about the impact of the neoliberal policies on the Brazilian education, as well as its impact for the teacher education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectSaber docentept_BR
dc.subjectBanco Mundialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleA formação docente nas políticas educacionais do Banco Mundial: reflexões sobre saberespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo principal fazer uma análise investigativa das influências do Banco Mundial para as políticas educacionais no Brasil no que se refere à formação docente, principalmente, nos direcionamentos acerca dos saberes docentes em sua formação e profissionalização. A premissa da pesquisa diante desse objetivo é a de que tais políticas são Neoliberais e portanto, expressam os interesses dos países que defendem e desenvolvem tais políticas através de seus órgãos financiadores, a exemplo do Banco Mundial, objeto de análise aqui exposto. A pesquisa foi de cunho documental e bibliográfico baseada, principalmente, na análise do documento Prioridades y Estratégias para la Educación – examen del Banco Mundial, nos estudos Leher (2013), em sua tese de doutorado, na qual o autor analisa criticamente os direcionamentos do BM para a educação, nas ideias da construção e sentidos dos saberes docentes presentes em Tardif (2002) e em Mészàrós (2008) para a crítica do capitalismo contemporâneo cujos objetivos são presentes no BM, assim como em Libâneo (2011) e (2018) e outros autores com o objetivo de analisar as possibilidades democráticas e humanizadoras da docência na atualidade. Como resultado, a pesquisa aponta a necessária análise e investigação da articulação das políticas para a docência e seus saberes à luz da compreensão dos interesses políticos e econômicos do capitalismo e do Estado Neoliberal, uma vez que a desconsideração desse aspecto apenas tornam as análises incompletas e fragmentadoras como se dá na ideia de Tardif de que os saberes docentes são construídos apenas em seu processo de trabalho, retirando a importância da formação inicial como parte desses saberes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A formação docente nas políticas educacionais do Banco Mundial: reflexões sobre saberes.pdf982.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.