06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4826
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os sentidos do brincar: o que dizem as crianças, suas famílias e professoras em instiruições pré-escolares do município de Piranhas - AL?
Autor(es): Silva, Janicleide Soares
Primeiro Orientador: Santos, Ana Maria dos
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Geisa Carla Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee2: Ramos, Maria Elizabete Neves
Resumo: Este trabalho é resultado de um estudo sobre a importância do brincar na Educação Infantil. O interesse em pesquisar o referido tema surgiu a partir de discussões sobre a temática do brincar nas disciplinas de Educação Infantil, ministrada no Curso de Pedagogia, despertando a curiosidade de investigar o papel do brincar na prática pedagógica em instituições pré-escolares. Desse modo, se buscou compreender o papel do brincar na visão dos diferentes sujeitos envolvidos na pesquisa, bem como poder contribuir para uma visão mais ampla sobre a brincadeira na infância. A metodologia se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, em que para a coleta de dados foram aplicados questionários com professoras, pais e crianças de uma pré-escola da região do Semiárido de Alagoas. Na fundamentação teórica, buscamos dialogar com autores como a Kishimoto (2011, 2013), Brougère (2010), Santos (2010), Corsaro (2009), Prestes (2011), Ariès (1986), Arroyo (1994) Craidy (2000, 2001), Haddad (2006), bem como com documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, o Estatuto da Criança e do adolescente – ECA e a Constituição Federal de 1988. O trabalho está organizado em dois capítulos. O primeiro traz algumas reflexões sobre os conceitos de criança, infância e educação infantil em diferentes momentos históricos e também busca compreender como a brincadeira se torna um espaço de expressão da cultura infantil. O segundo momento apresenta o campo de investigação, os sujeitos pesquisados, os instrumentos de coleta de dados e suas análises. Por fim, são feitas algumas considerações sobre a importância de espaços voltados ao brincar nas instituições de Educação Infantil, tendo em vista a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem da criança pequena.
Abstract: This work is the result of a study about the importance of playing in Education Child. The interest in researching this theme arose from discussions about the theme of playing in the disciplines of Early Childhood, taught in the Course of Pedagogy, arousing the curiosity to investigate the role of play in practice pre-school institutions. In this way, an attempt was made to role of the play in the view of the different subjects involved in the research, as well as contribute to a broader view of childhood play. THE The methodology was based on bibliographical and field research, in which For data collection, questionnaires were applied with teachers, parents and children from a pre-school in the semi-arid region of Alagoas. In the statement of reasons theoretical, we seek to dialogue with authors such as Kishimoto (2011, 2013), Brougère (2010), Santos (2010), Corsaro (2009), Prestes (2011), Ariès (1986), Arroyo (1994) Craidy (2000, 2001), Haddad (2006), as well as with documents such as the Guidelines and Bases of National Education - LDB 9394/96, the Curricular Guidelines For Children's Education, the Statute for Children and Adolescents - ECA and the Federal Constitution of 1988. The work is organized in two chapters. O first brings some reflections on the concepts of child, childhood and education in different historical moments and also seeks to understand how the play becomes a space for the expression of children's culture. The second present the field of investigation, the subjects surveyed, the instruments of data collection and analysis. Finally, some considerations about the importance of play spaces in institutions of Early Childhood Education, with a view to promoting the development and learning process.
Palavras-chave: Educação infantil
Brincadeiras
Piranhas - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Janicleide Soares. Os sentidos do brincar: o que dizem as crianças, suas famílias e professoras em instituições pré-escolares do município de Piranhas - AL?. 2019. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4826
Data do documento: 16-out-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.