06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4816
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sobral, Marcos Paulo de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2250848145374993pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Beatriz Araújo da-
dc.contributor.referee2Barbalho, José Ivamilson Silva-
dc.creatorSilva, Daniela Moreira da-
dc.date.accessioned2019-04-01T18:03:23Z-
dc.date.available2018-12-26-
dc.date.available2019-04-01T18:03:23Z-
dc.date.issued2018-11-29-
dc.identifier.citationSILVA, Daniela Moreira da. O brincar como ferramenta para o aprendizado formal da criança: contribuições para pensar o ensino fundamental. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4816-
dc.description.abstractThe central focus of this course study is to reflect on playing as a tool for the formal learning of the elementary school child as it establishes these environments, it becomes favorable to teacher-student communication. This work of course completion has as general objective to investigate how the pedagogical posture should be faced with the playful interactions that develops in the daily life of elementary school education, especially student teacher. As its specific objectives: to play play as a learning tool; establish pedagogical mechanisms for learning in elementary school through playing and developing through playing the child's learning. Thus a bibliographical research was carried out within the reality of playing as a tool for the formal learning of the child considering the contributions of authors such as Silva (2014), Paschoal; Machado (2009), Carbonell (2011), OLIVEIRA (2011) among others trying to emphasize the reality in working with the playful as a pedagogical tool. As a playful environment is established in elementary school, it becomes possible to explore communication within the child's reality, enabling interpersonal exchanges, allowing the listening and expression of feelings and emotions for meaningful learning. The didactic material can be considered a pedagogical tool, becoming a support instrument for teaching action. For its elaboration and use, it is necessary to consider the significant learning of the child, since it should favor the establishment of relations with the daily questions of the student, being interesting, for this learning to occur, that the student participates in the construction of the materials that will be used in the classroom everyday. There are a number of different play materials to be used in elementary school, from scrap, chalkboard, television, to modern materials with new technologies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleO brincar como ferramenta para o aprendizado formal da criança: contribuições para pensar o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO foco central deste estudo de curso é refletir sobre o brincar como ferramenta para o aprendizado formal da criança do ensino fundamental a medida que estabelece esses ambientes, torna-se favorável a comunicação professor - aluno. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral investigar como deve ser a postura pedagógica diante das interações lúdicas que se desenvolve no cotidiano da educação do ensino fundamental, em especial professor aluno. Como seus objetivos específicos: trabalhar o brincar como ferramenta de aprendizagem; estabelecer mecanismos pedagógicos para a aprendizagem no ensino fundamental com o brincar e desenvolver através do brincar o aprendizado da criança. Assim realizouse uma pesquisa bibliográfica dentro da realidade do brincar como ferramenta para o aprendizado formal da criança considerando as contribuições de autores como Silva (2014), Paschoal; Machado (2009), Carbonell (2011), OLIVEIRA (2011) entre outros procurando enfatizar a realidade em se trabalhar com o lúdico como ferramenta pedagógica. À medida que se estabelece ambiente lúdico no ensino fundamental, torna-se possível explorar a comunicação dentro da realidade da criança, possibilitando trocas interpessoais, permitindo a escuta e a expressão de sentimentos e emoções para um aprendizado significativo. O material didático lúdico pode ser considerado uma ferramenta pedagógico, passando a ser um instrumento de apoio para ação docente. Para a sua elaboração e utilização, é preciso considerar a aprendizagem significativa da criança, pois deve favorecer o estabelecimento de relações com as questões cotidianas do aluno, sendo interessante, para que ocorra essa aprendizagem, que o aluno participe da construção dos materiais que serão utilizados no cotidiano da sala de aula. Existindo vários e diferentes materiais lúdicos a serem utilizados no ensino fundamental, desde os confeccionados com sucatas, passando pelo quadro de giz, televisão, até os modernos materiais com novas tecnologias.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O brincar como ferramenta para o aprendizado formal da criança: contribuições para pensar o ensino fundamental.pdf649.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.