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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4810
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Dantas, David Anderson Cardoso | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2027804473179543 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Verde, Salvatore | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9889581422030681 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Thiago Alberto da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8963422103862921 | pt_BR |
dc.creator | Silva, José Emerson Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-01T17:38:09Z | - |
dc.date.available | 2019-03-07 | - |
dc.date.available | 2019-04-01T17:38:09Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Emerson Gonçalves. Método nacional de dimensionamento de pavimentos - medina, avaliação da duplicação da AL-145. 2019. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4810 | - |
dc.description.abstract | This paper studies the National Method of Sizing of Pavements - MeDiNa- with the objective of evaluating the duplication project of the highway AL-145. This new proposal of pavement calculation aims to replace the current empirical method - process used in tne project in evaluation- for a mechanically empirical. Initially, there are presented the processes related to the dimensioning by the empirical method currently used. In sequence, a detailed approach is made to MeDiNa, addressing the fundamental processes that govern its mechanically empirical purpose, the damages that occur in a pavement structure and the process of modeling the mechanical properties of the materials and the performance models of the pavement in fatigue and permanent deformation. The characterization of the necessary materials to the application of MeDiNa in the case study was obtained through the specialized bibliography. The results indicated that the pavement structure complies with the maximum information limits allowed by MeDiNa, while still referring to a structure with the thinnest densities. This opportunity for optimization has also been translated into pecuniary terms. The MeDiNa program proved to be versatile in analytically analyzing a solicitation for trafic and the structural behavior of the pavement being promoted in the plan of the life of the highway. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pavimentação de rodovia | pt_BR |
dc.subject | Rodovia AL-145 | pt_BR |
dc.subject | Método nacional de dimensionamento de pavimentos | pt_BR |
dc.subject | Dimensionamento | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO | pt_BR |
dc.title | Método nacional de dimensionamento de pavimentos - medina, avaliação da duplicação da AL-145 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho estuda o Método Nacional de Dimensionamento de Pavimentos- MeDiNa com o objetivo de avaliar o projeto da duplicação da rodovia AL-145. Essa nova proposta de cálculo de pavimentos asfálticos visa substituir o atual método empírico - processo usado no projeto em avaliação - por um método mecanístico empírico. Inicialmente são apresentados os processos relacionados ao dimensionamento pelo método empírico atualmente utilizado. Em sequência, é feita uma abordagem detalhada do MeDiNa tratando dos conceitos fundamentais que governam sua metodologia mecanística empírica, os danos que acometem a estrutura do pavimento e o processo de modelagem das propriedades mecânicas dos materiais e dos modelos de desempenho do pavimento à fadiga e deformação permanente. A caracterização dos materiais necessários à aplicação do MeDiNa no estudo de caso foram obtidas através de bibliografia especializada. Os resultados apontaram que a estrutura do pavimento está em conformidade com os limites de danos máximos admitidos pelo MeDiNa, indicando ainda que a estrutura pode contar com espessuras mais delgadas. Essa oportunidade de otimização também foi traduzida em termos pecuniários. O programa MeDiNa mostrou-se versátil na proposta de avaliar analiticamente a solicitação do tráfego e o comportamento estrutural do pavimento que por fim promove confiabilidade na estimativa da vida útil da rodovia. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Método nacional de dimensionamento de pavimentos - medina, avaliação da duplicação da AL-145.pdf | 3.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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