00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4797
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Holanda, Maria Norma Alcântara Brandão de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4266655799812024pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Gilmaisa Macedo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4400840384004812pt_BR
dc.contributor.referee2Bertoldo, Maria Edna de Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6676421842402194pt_BR
dc.creatorOliveira, Rogério Azevêdo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024959103501094pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-01T15:21:26Z-
dc.date.available2019-02-27-
dc.date.available2019-04-01T15:21:26Z-
dc.date.issued2018-10-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rogério Azevêdo de. O consumo na sociabilidade do capital: expressão de alienação humana?. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4797-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze consumption as an expression of human alienation. From the analyzes of the real, the particularity of the relation of man to the phenomenon of consumption in the present day, we seek to reveal how alienation, through consumption relations, is shown in the daily life of men. This common activity in the life of beings in general, as consumers of the natural materials transformed by work, gains particularity and complexity in the life of the social being and in the dynamics of society, particularly in capitalism. In this sense, we try to reveal and demonstrate the causes and consequences of superfluous, exaggerated and inhuman consumption in the contemporary world, one of the most present expressions of alienation in human sociability. Under the rule of capital, it brings devastating consequences to the lives of men, appropriating their lifetime in production or consumption. We expose the decisive ideological role of advertising when it comes to the manipulation of the conscience of men, as they consume more and more, favoring the expanded reproduction of capital. Finally, starting from the assumption that every human act is an act of prior-ideation that has its ontological origin unleashed by labor, we will attempt to demonstrate the alienated work, according to Marx, as well as the dialectical relation between production, distribution, exchange and consumption, always based on the relations of production of capitalist society, which were determined within the contradictory process of constitution of the social being. We have as fundamental theoretical basis Marx and Lukács, as well as other authors. We take as reference the categories of ter, manipulation and reification, and their immanent relationship with consumption. Our exposition is based on Lukács's postulates, which considers consumption as an expression of alienation in the process of reproduction of individuals and society.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectConsumismopt_BR
dc.subjectAlienação (Psicologia social)pt_BR
dc.subjectCapitalismpt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectAlienationpt_BR
dc.subjectReificationpt_BR
dc.subjectManipulationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleO consumo na sociabilidade do capital: expressão de alienação humana?pt_BR
dc.title.alternativeConsumption in the sociability of capital: expression of human alienationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo central fazer uma análise acerca do consumo enquanto expressão de alienação humana. A partir das análises do real, da particularidade da relação do homem com o fenômeno do consumo nos dias atuais, buscamos revelar como a alienação, através das relações de consumo, mostra-se na vida cotidiana dos homens. Esta atividade comum na vida dos seres em geral, enquanto consumidores das matérias naturais transformadas pelo trabalho, ganha particularidade e complexidade na vida do ser social e na dinâmica da sociedade, em particular, no capitalismo. Nesse sentido, intentamos revelar e demonstrar as causas e as consequências do consumo supérfluo, exagerado e desumano no mundo contemporâneo, uma das mais atuais expressões de alienação na sociabilidade humana. Sob a regência do capital, ele traz consequências devastadoras para a vida dos homens, apropriando-se do seu tempo de vida na produção ou no consumo. Expomos o papel ideológico decisivo da publicidade quando se trata da manipulação da consciência dos homens, porquanto eles consomem cada vez mais, favorecendo a reprodução ampliada do capital. Por fim, partindo do pressuposto de que todo ato humano é um ato de prévia-ideação que tem sua origem ontológica desencadeada pelo trabalho, tentaremos demonstrar o trabalho alienado, segundo Marx, bem como a relação dialética entre aprodução, a distribuição, a troca e o consumo, tendo sempre por base as relações de produção da sociedade capitalista, as quais foram determinadas no interior do processo contraditório de constituição do ser social. Temos como base teórica fundamental Marx e Lukács, assim como outros autores. Tomamos como referência as categorias do ter, da manipulação e da reificação, e sua imanente relação com o consumo. Nossa exposição apoia-se nas postulações de Lukács, que considera o consumo como uma expressão da alienação no processo de reprodução dos indivíduos e da sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O consumo na sociabilidade do capital: expressão de alienação humana?.pdf889.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.