Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/470
Tipo: | Dissertação |
Título: | Musas e moscas na produção poética de Lucy Brandão: contracultura, tensão dissonante e hibridismo cultural |
Título(s) alternativo(s): | Muses and flies in the poetry of Lucy Brandao: counterculture, dissonant tension and cultural hybridity |
Autor(es): | Xavier, Antônio José Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Araujo, Vera Lúcia Romariz Correia de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Francisca Zuleide Duarte de |
Resumo: | A poesia de Lucy Brandão, produzida entre as décadas de 70, 80 e 90, caracteriza-se como evento da modernidade alagoana, por seu movimento expansionista, emancipador, renovador e democratizador, na acepção de Néstor Garcia Canclini (2003). Portadora de uma negatividade lírica dissonante, já estudada por Hugo Friedrich (1978), fazendo uso de várias linguagens, Lucy Brandão performatizava seus repentes urbanos e produzia outros objetos artísticos híbridos em uma relação visceral com uma ética e estética da existência, rara em seu tempo. Nessa perspectiva, torna-se adepta da grande recusa que foi o movimento da contracultura no mundo ocidental, em uma atitude de vanguarda, integrando uma frente de artistas maceioenses pós-60 que se nutriu de reservas utópicas advindas do século XIX e início do século XX. Sua voz registra, no espaço urbano maceioense, um acontecimento estético singular que coloca em transe transculturador a atualização da tradição e da ruptura. |
Abstract: | Lucy Brandão's poetry, produced among the 70s, 80s and 90s of the 20th century, is characterized as a happening of the modern Alagoana Literature, by its expansionist, emancipative, renewable and democratic movement, in Néstor Garcia Canclini's sense (2003). Her poetry is borne on a negative and dissonant lyricism that has been already studied by Hugo Friedrich (1978). She performed her urban repentes and produced hybrid objects of art by mixing several languages and using a dense relation with ethics and aesthetics of existence, rare in her time. By the way, she joined the big refusal called counterculture in the occidental world, in a vanguard behaviour with the forefront of the post-60 maceioense artists that nourished themselves with the utopian reserves from the 19th century and the beginning of the 20th century. Her voice registers, in the urban maceioense country, a singular aesthetic happening that promoted a transcultural trance in the traditional and the beat generation up-todating. |
Palavras-chave: | Counterculture Cultural hybridism Brazilian underground poetry Repentes Alagoana Literature Contracultura Hibridismo cultural Poesia marginal Repentes Literatura alagoana |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Linguística; Literatura Brasileira |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | XAVIER, Antônio José Rodrigues. Musas e moscas na produção poética de Lucy Brandão: contracultura, tensão dissonante e hibridismo cultural. 2006. 229 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/470 |
Data do documento: | 23-out-2006 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_AntonioJoseRodriguesXavier_2006.pdf | 2.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.