00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araujo, Vera Lúcia Romariz Correia de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2578573660765669por
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5481619568292015por
dc.contributor.referee2Souza, Francisca Zuleide Duarte de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6581771727878518por
dc.creatorXavier, Antônio José Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3290395764373722por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:29:45Z-
dc.date.available2011-01-07-
dc.date.available2015-08-25T18:29:45Z-
dc.date.issued2006-10-23-
dc.identifier.citationXAVIER, Antônio José Rodrigues. Musas e moscas na produção poética de Lucy Brandão: contracultura, tensão dissonante e hibridismo cultural. 2006. 229 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/470-
dc.description.abstractLucy Brandão's poetry, produced among the 70s, 80s and 90s of the 20th century, is characterized as a happening of the modern Alagoana Literature, by its expansionist, emancipative, renewable and democratic movement, in Néstor Garcia Canclini's sense (2003). Her poetry is borne on a negative and dissonant lyricism that has been already studied by Hugo Friedrich (1978). She performed her urban repentes and produced hybrid objects of art by mixing several languages and using a dense relation with ethics and aesthetics of existence, rare in her time. By the way, she joined the big refusal called counterculture in the occidental world, in a vanguard behaviour with the forefront of the post-60 maceioense artists that nourished themselves with the utopian reserves from the 19th century and the beginning of the 20th century. Her voice registers, in the urban maceioense country, a singular aesthetic happening that promoted a transcultural trance in the traditional and the beat generation up-todating.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCountercultureeng
dc.subjectCultural hybridismeng
dc.subjectBrazilian underground poetryeng
dc.subjectRepenteseng
dc.subjectAlagoana Literatureeng
dc.subjectContraculturapor
dc.subjectHibridismo culturalpor
dc.subjectPoesia marginalpor
dc.subjectRepentespor
dc.subjectLiteratura alagoanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleMusas e moscas na produção poética de Lucy Brandão: contracultura, tensão dissonante e hibridismo culturalpor
dc.title.alternativeMuses and flies in the poetry of Lucy Brandao: counterculture, dissonant tension and cultural hybridityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA poesia de Lucy Brandão, produzida entre as décadas de 70, 80 e 90, caracteriza-se como evento da modernidade alagoana, por seu movimento expansionista, emancipador, renovador e democratizador, na acepção de Néstor Garcia Canclini (2003). Portadora de uma negatividade lírica dissonante, já estudada por Hugo Friedrich (1978), fazendo uso de várias linguagens, Lucy Brandão performatizava seus repentes urbanos e produzia outros objetos artísticos híbridos em uma relação visceral com uma ética e estética da existência, rara em seu tempo. Nessa perspectiva, torna-se adepta da grande recusa que foi o movimento da contracultura no mundo ocidental, em uma atitude de vanguarda, integrando uma frente de artistas maceioenses pós-60 que se nutriu de reservas utópicas advindas do século XIX e início do século XX. Sua voz registra, no espaço urbano maceioense, um acontecimento estético singular que coloca em transe transculturador a atualização da tradição e da ruptura.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AntonioJoseRodriguesXavier_2006.pdf2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.