00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lira, Jailton de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6802352389342090pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Jorge Eduardo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1567807389292654pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Nágib José Mendes dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1902702018378459pt_BR
dc.creatorFerreira, Mirian Patricia de Albuquerque-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2710487U2pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-19T18:21:37Z-
dc.date.available2019-03-19-
dc.date.available2019-03-19T18:21:37Z-
dc.date.issued2019-02-12-
dc.identifier.citationFERREIRA, Mirian Patricia de Albuquerque. Desafios da inclusão na rede municipal de educação de Maceió. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4595-
dc.description.abstractThis paper proposes to analyze the challenges that the Maceió municipal school system has faced in order to make education de facto inclusive in its institutions. Such a proposal occurs due to the need to seek answers to the concerns that arise during graduation, when dealing with educational institutions and see that some of them, can not yet realize the rights of such students satisfactorily. Thus, we aim to understand, through the data provided by SEMED (Municipal Department of Education), how the legislations dealing with Inclusive Education have been implemented in public schools of the Maceió municipal school system. For much of our history, inclusive education has been neglected by being treated negligently by the rulers of every age, which has brought us various disorders to this day. Throughout our work we will try to answer the following problem that guides our research: what are the challenges of the implementation of Inclusive Education in the municipal teaching networks of Maceió municipality? For this we will use bibliographical research, analyzing various legal documents, to understand the trajectory that inclusive education has faced until the present day. At the end of this work we can see that we have a very large set of laws on the subject of inclusion, which means that we have enough support to charge our governors for the realization of the rights of people with disabilities, as well as the rights of others live with these students and learn from differences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectLegislação - Maceiópt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectEducational Inclusionpt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectSpecial Educationpt_BR
dc.subjectLegislationpt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDesafios da inclusão na rede municipal de educação de Maceiópt_BR
dc.title.alternativeChallenges of inclusion in the municipal network of education in Maceiópt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a analisar os desafios que a rede municipal de ensino de Maceió tem enfrentado para tornar a educação de fato inclusiva em suas instituições. Tal proposta ocorre devido a necessidade de buscarmos respostas as inquietações que surgem durante a graduação, ao lidarmos com as instituições de ensino e vermos que parte delas, não conseguem ainda, efetivar os direitos de tais alunos de forma satisfatória. Dessa forma, temos como objetivo entender, através dos dados fornecidos pela SEMED (Secretaria Municipal de Educação), como as legislações que tratam da Educação Inclusiva têm sido efetivadas nas escolas públicas da rede municipal de ensino de Maceió. Durante grande parte da nossa história a educação inclusiva foi deixada de lado ao ser tratada de forma negligente pelos governantes de cada época, o que nos trouxe diversos transtornos até os dias de hoje. Ao longo do nosso trabalho buscaremos responder o seguinte problema que norteia a nossa pesquisa: quais os desafios da efetivação da Educação Inclusiva nas redes municipais de ensino do munícipio de Maceió? Para isso utilizaremos a pesquisa bibliográfica, analisando diversos documentos legais, para compreender a trajetória que a educação inclusiva tem enfrentado até os dias atuais. Ao término desse trabalho podemos perceber que possuímos um aparato de leis muito grande a respeito do tema de inclusão, o que faz com que tenhamos bastante respaldo para cobrar de nossos governantes a efetivação dos direitos das pessoas com deficiências, assim como os direitos dos demais de conviverem com esses alunos e aprenderem com as diferenças.pt_BR
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