00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4521
Tipo: Dissertação
Título: Interdisciplinaridade na formação acadêmica: percepção dos formandos em fisioterapia
Título(s) alternativo(s): Interdisciplinaridade na formação: percepção dos formandos em fisioterapia
Interdisplinarity in academic education: the perception of physiotherapy trainees
Autor(es): Carvalho, Vanessa Lôbo de
Primeiro Orientador: Tavares, Carlos Henrique Falcão
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Tomaz, Jerzuí Mendes Tôrres
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Antônio Carlos Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Peixoto, Ana Lydia Vasco de Albuquerque
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Lenilda Austrilino
Resumo: A prática interdisciplinar decorre da intercomunicação entre disciplinas e especialidades que geram novo conhecimento. A fisioterapia está em fase de transformações na sua formação, o que aponta para a necessidade de estudos da percepção do formando quanto à interdisciplinaridade. O objetivo da presente pesquisa é analisar a percepção dos formandos em fisioterapia quanto à formação acadêmica com enfoque na interdisciplinaridade. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados a entrevista aberta. Para análise dos resultados foi escolhida a análise de conteúdo de Bardin (2011). Foram entrevistados 24 formandos de um universo de 50, utilizando-se o critério de saturação. Os dados analisados apontam para uma formação com poucas ou ausentes interações entre profissionais do serviço e docentes. O formando percebe-se excluído das relações com os profissionais do serviço. Observa-se divergência de percepção dos formandos quanto ao modo de participação em atividades interdisciplinares. Apontam-se entraves no relacionamento entre profissionais do serviço com os formandos e com os docentes em diversos níveis na prática da interação ensino-serviço, escassas vivências da prática interdisciplinar na formação e diversas compreensões sobre conceito de interdisciplinaridade.
Abstract: The interdisciplinary practice derives from its intercommunication among matters and specialties that generate new knowledge. Physiotherapy is undergoing transformations in its training, which leads to the need of studies about the perception of trainees concerning the interdisciplinarity. The purpose of this research is to analyze the perception of physioterapy trainees concerning the academic education with a focus on interdisciplinarity. Opened interview was used as a device to collect the data. The Content Analysis of Bardin (2011) was chosen to analysis the results. 24 trainees from a universe of 50 were interviewed, using the saturation criterion. The analyzed data indicate a education with a few or absent interaction between service professionals and teachers. Divergence of trainee’s perception is observed regarding the way of participation in interdisciplinarity activities. Barriers are pointed in the relationship between service professionals, trainees and teachers in different levels in the practice of teaching-service interaction, scant experiences of interdisciplinarity practice in education and many comprehensions about interdisciplinarity concept.
Palavras-chave: Fisioterapeutas - Formação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Fisioterapia
Interdisciplinary Comunication
Physical Therapy Specialty
Physiotherapists - Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: CARVALHO, Vanessa Lôbo de. Interdisciplinaridade na formação: percepção dos formandos em fisioterapia. 2019. 48 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4521
Data do documento: 7-jul-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Interdisciplinaridade na formação percepção dos formandos em fisioterapia.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.