00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tavares, Carlos Henrique Falcão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1002923033043026pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Tomaz, Jerzuí Mendes Tôrres-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0642903869243215pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Antônio Carlos Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2370112735730975pt_BR
dc.contributor.referee2Peixoto, Ana Lydia Vasco de Albuquerque-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1228138633088698pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Lenilda Austrilino-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9553677267671214pt_BR
dc.creatorCarvalho, Vanessa Lôbo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8013131355571591pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-14T18:46:29Z-
dc.date.available2019-01-29-
dc.date.available2019-03-14T18:46:29Z-
dc.date.issued2014-07-07-
dc.identifier.citationCARVALHO, Vanessa Lôbo de. Interdisciplinaridade na formação: percepção dos formandos em fisioterapia. 2019. 48 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4521-
dc.description.abstractThe interdisciplinary practice derives from its intercommunication among matters and specialties that generate new knowledge. Physiotherapy is undergoing transformations in its training, which leads to the need of studies about the perception of trainees concerning the interdisciplinarity. The purpose of this research is to analyze the perception of physioterapy trainees concerning the academic education with a focus on interdisciplinarity. Opened interview was used as a device to collect the data. The Content Analysis of Bardin (2011) was chosen to analysis the results. 24 trainees from a universe of 50 were interviewed, using the saturation criterion. The analyzed data indicate a education with a few or absent interaction between service professionals and teachers. Divergence of trainee’s perception is observed regarding the way of participation in interdisciplinarity activities. Barriers are pointed in the relationship between service professionals, trainees and teachers in different levels in the practice of teaching-service interaction, scant experiences of interdisciplinarity practice in education and many comprehensions about interdisciplinarity concept.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFisioterapeutas - Formaçãopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectInterdisciplinary Comunicationpt_BR
dc.subjectPhysical Therapy Specialtypt_BR
dc.subjectPhysiotherapists - Trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade na formação acadêmica: percepção dos formandos em fisioterapiapt_BR
dc.title.alternativeInterdisciplinaridade na formação: percepção dos formandos em fisioterapiapt_BR
dc.title.alternativeInterdisplinarity in academic education: the perception of physiotherapy traineespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA prática interdisciplinar decorre da intercomunicação entre disciplinas e especialidades que geram novo conhecimento. A fisioterapia está em fase de transformações na sua formação, o que aponta para a necessidade de estudos da percepção do formando quanto à interdisciplinaridade. O objetivo da presente pesquisa é analisar a percepção dos formandos em fisioterapia quanto à formação acadêmica com enfoque na interdisciplinaridade. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados a entrevista aberta. Para análise dos resultados foi escolhida a análise de conteúdo de Bardin (2011). Foram entrevistados 24 formandos de um universo de 50, utilizando-se o critério de saturação. Os dados analisados apontam para uma formação com poucas ou ausentes interações entre profissionais do serviço e docentes. O formando percebe-se excluído das relações com os profissionais do serviço. Observa-se divergência de percepção dos formandos quanto ao modo de participação em atividades interdisciplinares. Apontam-se entraves no relacionamento entre profissionais do serviço com os formandos e com os docentes em diversos níveis na prática da interação ensino-serviço, escassas vivências da prática interdisciplinar na formação e diversas compreensões sobre conceito de interdisciplinaridade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Interdisciplinaridade na formação percepção dos formandos em fisioterapia.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.