00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/451
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza-
dc.contributor.advisor1LattesCAVALCANTI, I. F. S.por
dc.contributor.referee1Farias, Jose Niraldo de-
dc.contributor.referee1LattesFARIAS, J. N.por
dc.contributor.referee2Andrade, Fábio Rigatto de Souza-
dc.contributor.referee2LattesANDRADE, F. R. S.por
dc.creatorAlmeida, Simone Cavalcante de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2567216130603576por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:29:41Z-
dc.date.available2009-01-28-
dc.date.available2015-08-25T18:29:41Z-
dc.date.issued2008-08-29-
dc.identifier.citationALMEIDA, Simone Cavalcante de. Cartografias de um lugar imaginário: uma travessia pelo romance Calunga, de Jorge de Lima. 2008. 178 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/451-
dc.description.abstractThe course of this crossing aims to (re)discover aesthetic and stylistic configurations in Jorge de Lima s novel Calunga, by observing Levitas s (1990) discussions on the three aspects of utopia (form, function and content) as its theoretical cartography. Regarding the issue of form, the analysis proposes that novel signals two ruptures: the dissolution of barriers between genres, having as its basis Cortázar s ideas (1998) and focusing on the identification of a poetic stream acting in narrative the text; and the counterpoint it offers to the form of the traditional utopias, in a self-critical process constructed by the use of symbolic references to the island and the mud. As for the content, two utopian expressions found in the plot, the character Lula s daydream and the saint s mysticism, in approximation to Bloch s (2005) ideas on daydreams and Mannheim s (1982) studies on the chiliastic consciousness, offer the means for an exploration of the utopian phenomenon and its implications. Regarding the utopian function, Moylan s (2003) concept of the critical utopia is used in relation to two articulated movements in the narrative: its self-reflexive quality, in terms of intertextual references to Jorge de Lima s poetry, which compose internal reference paraphrases and is looked at from the perspective of Sant Anna´s (1988) definition of literary paraphrasis; and, considering an outward movent, its relations with canonical narratives of Brazilian premodernist and modernist prose, aiming to stress the convergences between the discourses of utopia, nation and national identity. By choosing the paths in the consolidation of his literary project, Jorge de Lima had his work in prose practically ignored. Finally, the course followed in the present study aims to reposition Calunga in contemporary critical studies.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJorge de Limaeng
dc.subjectMóvel of 30eng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectCritical utopiaeng
dc.subjectJorge de Limapor
dc.subjectRomance de 30por
dc.subjectCulturapor
dc.subjectUtopia críticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleCartografias de um lugar imaginário: uma travessia pelo romance Calunga, de Jorge de Limapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO roteiro desta travessia pretende (re)descobrir as configurações estéticoestilísticas do romance Calunga, de Jorge de Lima, utilizando como cartografia teórica a discussão de Levitas (1990) sobre os três aspectos da utopia (forma, função e conteúdo). No aspecto da forma, o romance sinaliza duas rupturas: a dissolução de barreiras entre os gêneros, tomando como referência as idéias de Cortázar (1998), a partir da identificação de uma corrente poética atuando no texto; e a contraposição à forma das utopias tradicionais, num processo de autocrítica baseado nos motivos simbólicos da ilha e da lama. Quanto ao conteúdo, as duas expressões utópicas atuantes na trama, o sonho do personagem Lula e o misticismo do santo, aproximadas ao pensamento de Bloch (2005) sobre sonho diurno e de Mannheim (1982) sobre a mentalidade quiliástica, oferecem uma visão mais exploratória do fenômeno utópico e suas implicações. Já no aspecto da função, o conceito de utopia crítica, de Moylan (2003), é retomado num diálogo aberto com dois movimentos articulados na trama: no âmbito auto-referencial, entrecruzando o romance com os livros de poesia, de Jorge de Lima, defendendo a presença da paráfrase de referência interna, numa interface com a definição de paráfrase sustentada por Sant´Anna (1988); e no plano externo, interrelacionando a obra com narrativas clássicas do Pré-Modernismo e do Modernismo brasileiro, buscando, nesse percurso, enfocar as convergências entre os discursos da utopia, da nação e da identidade nacional. Ao escolher as rotas na consolidação de seu projeto literário, Jorge de Lima muitas vezes pagou o preço de ter a sua obra em prosa praticamente ignorada. A intenção desta travessia é, enfim, relocalizar o romance Calunga nos estudos críticos da atualidade.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_SimoneCavalvantedeAlmeida_2008.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.