00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4509
Tipo: Dissertação
Título: Estratégias de ensino-aprendizagem no contexto do curso de graduação em Enfermagem
Título(s) alternativo(s): Teaching-learing strategies the contexto of the Nursing undergraduated course
Autor(es): Abreu, Rudja Maria Leite de
Primeiro Orientador: Silva, Lenilda Austrilino
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Medeiros, Mércia Lamenha
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Antonio Carlos Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Daniel Antunes
Resumo: O estudo oportunizou compreender o processo, no qual se inserem as estratégias de ensinoaprendizagem na formação em enfermagem. Pesquisa de abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, realizada no curso de graduação em enfermagem de uma instituição privada, do Estado de Alagoas. Para o desenvolvimento do trabalho, foram entrevistados dezoito docentes, dois por período do curso. Utilizou-se a entrevista semiestruturada. A análise e a interpretação dos dados incidiram por meio da proposta de análise de conteúdo de Bardin. A investigação evidenciou as estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes do curso de graduação em enfermagem da instituição estudada, apontando às relações com as competências gerais das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem e referenciando as condições que favorecem o uso dessas estratégias. Os docentes diversificam estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem, porém, enfrentam dificuldades, resistência do discente, fragmentação curricular e incipiente qualificação docente. Sugerem rever projeto pedagógico, revisitar currículo e implementar a educação permanente para os docentes. Evidenciaram preocupação com a prática docente, devido à responsabilidade de formar profissionais e cidadãos. As respostas desta pesquisa induziram três propostas de Produto de Intervenção: Oficinas Estratégias Metodológicas de Ensino-Aprendizagem, com o objetivo de envolver os integrantes do processo educacional, proporcionando o compartilhar de saberes e o incentivo para ampliar as estratégias de ensino-aprendizagem coerentes com as competências gerais das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem; um esboço de uma Disciplina Optativa para os discentes, com a finalidade de preencher a lacuna existente, no que se refere ao uso de estratégias educativas, também, pelo fato de que o profissional de enfermagem tem responsabilidade sobre a educação permanente de sua equipe de trabalho e, um Curso Estratégias Metodológicas de Ensino-aprendizagem, na intenção de incrementar a educação permanente dos egressos e supervisores de estágios curriculares do curso de enfermagem pesquisado. Os produtos foram sugeridos para promover a qualificação de docentes e discentes, essencialmente, a prática docente, uma vez que precisa trilhar novos caminhos, por meio de reflexões, debates e do prazer, a fim de que seja consolidado o pacto da formação de profissionais em enfermagem com capacidade de transformar uma sociedade que clama por convivência solidaria, respeito, ética e cuidado integral. Elaborado ainda, Relatórios Técnicos das Oficinas de Docentes, no sentido de colaborar com a instituição no acompanhamento e avaliação das atividades realizadas. Além disso, Artigos Científicos e Trabalhos Publicados em Congressos Nacionais e Internacionais visando a colocar em prática as reflexões advindas da pesquisa realizada.
Abstract: The study provided an opportunity to understand the process that embodies the teaching and learning strategies inside the nursing education. A qualitative study, in the form of a case study, performed in the undergraduate course of a private institution from the state of Alagoas. For the development of the paper, eighteen teachers, two per course period were interviewed. It was used a semi structured interview. The analysis and interpretation of the data was done using the Bardin’s proposed content analysis. The research highlighted the methodological strategies of the teaching and the learning used by the Nursing undergraduate course lecturers of the studied institution, pointing out the relations with the overall competences of the Nursing Undergraduate Course National Curriculum Guidelines and referencing the conditions in which favours the use of these strategies . The lecturers diversify the methodological strategies for the teaching and learning, however, they face difficulties, resistance from students, curriculum fragmentation and incipient teaching qualification. They suggested reviewing the pedagogical project, to revisit the curriculum and implement continuous education for the teachers. They also showed the concern with the teaching practice, due to the responsibility to train professionals and citizens. The responses of this survey led to three proposals of Products of Intervention: Teaching and Learning Methodological Strategies Workshops, with the aim to involve members of the educational process, providing the sharing of knowledge and incentive to expand the teaching and learning skills that are consistent with the overall competences of the Nursing Undergraduate Course National Curriculum Guidelines; a sketch of an optional discipline for students in order to fill the gap regarding to the use of educational strategies, also by the fact that nursing professionals have the responsibility for the ongoing education of its workforce and, a Teaching and Learning Methodological Strategies Course intended to increase the permanent education of the undergraduates and the internships supervisors of the researched nursing undergraduate course. These items were suggested to promote the qualification of teachers and students, and essentially the educational practice, since it needs new paths through reflections, discussions and pleasure in order to consolidate a pact to the formation of professionals in nursing with capability to transform a society that calls for sympathised coexistence, respect, ethics and a complete care. Also the Technical Reports of the Workshops for lecturers was developed in order to collaborate with the institution in the monitoring and the evaluation of the activities. In addition to Scientific Articles and Published Works in National and International Conferences aiming to put into practice the reflections arising from the conducted research.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem
Graduação em Enfermagem
Docente – Enfermagem
Egresso
Teaching and Learning
Undergraduate Nursing
Teacher - Nursing
Egress
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: ABREU, Rudja Maria Leite de. Estratégias de ensino-aprendizagem no contexto do curso de graduação em Enfermagem. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4509
Data do documento: 16-abr-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estratégias de ensino-aprendizagem no contexto do curso de graduação em enfermagem.pdf5.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.