00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: Argumentação, ética e emancipação em sala de aula : uma pesquisa-ação.
Título(s) alternativo(s): Argumentation, etnics and emancipation in classroom : a action research.
Autor(es): Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
Primeiro Orientador: Tavares, Roseanne Rocha
metadata.dc.contributor.referee1: Barzotto, Valdir Heitor
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Zozzoli, Rita Maria Diniz
Resumo: Este estudo está inscrito no âmbito das pesquisas que visam a refletir acerca das práticas lingüísticas em sala de aula e, neste caso, dentro de uma perspectiva da Lingüística Aplicada. Numa situação de pesquisa-ação (THIOLLENT, 1988; BARBIER, 2002), buscou-se fazer um trabalho direcionado ao exercício da prática da argumentação, privilegiando-se a noção dos estudos dos novos retóricos (PERELMAN E OLBRECHTS-TYTECA, 2005). Durante seis meses, numa parceira entre pesquisadora e professor, foram efetuadas micro-análises de aulas e das atividades de Língua Portuguesa no terceiro ano do Curso Normal para o encaminhamento de uma proposta de desenvolvimento da criticidade do sujeito. Utilizou-se, para fins das discussões, algumas inclinações de pensamento e conceitos da Teoria Crítica (ADORNO E HORKHEIMER, 1985; HORKHEIMER, 2002, 2005, 2006; ADORNO, 2006) e da Análise do discurso bakhtiniana (BAKHTIN, 2003, 2004). Com essas análises, foi possível observar a maneira como os sujeitos exercem ou não sua condição de possível sujeito emancipado (ADORNO, 2006) e como é importante a discussão do papel do outro na constituição de si. Defendeu-se também a discussão ética como nódulo dos vários discursos que hoje se defende no seio da sociedade por se pensar que não basta argumentar, é preciso ser crítico e, ao ser crítico, é preciso ser ético. Estes movimentos são indícios da possibilidade de emancipação do sujeito.
Abstract: The present work is developed in the Applied Linguistics researches field which reflect about the use of the language in the classroom. Putting into operation an actionresearch (THIOLLENT, 1988; BARBIER, 2002), we implemented activities directed to the exercise of the argumentation practice by students of Portuguese Language classes in the third year of the Normal Course , adopting the new rhetoric s reflections (PERELMAN & OLBRECHTS-TYTECA, 2005) as a theoretical subsidy. During six months, in a partnership between researcher and teacher, micro-analysis of the classes and activities were carried out in order to promote the developing of the critical sense of the subject. Our aim is to observe how these subjects exercise or not their condition of emancipated subjects (ADORNO, 2006) and verify the importance of the discussion of the other s paper for the self constitution. We assumed certain concepts and points of view of the Critical Theory (ADORNO &HORKHEIMER, 1985; HORKHEIMER, 2002, 2005, 2006; ADORNO, 2006) and Bakhtin s line of Discourse Analysis. Recognizing the urgency of debating about ethic nowadays, we defend the thesis that it is not enough to argue, it is necessary to be critical and, being critical, it is needed to be ethical. These movements are the signs of a possible emancipation of the subject.
Palavras-chave: Linguistics
Argumentation
Emancipation
Etnics
Writing language
oral language
Teaching
Learning
Lingüística
Argumentação
Emancipação
Ética
Língua escrita
Língua falada
Ensino e aprendizagem
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Linguística; Literatura Brasileira
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: LIMA, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira. Argumentation, etnics and emancipation in classroom : a action research.. 2007. 91 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/448
Data do documento: 30-nov-2007
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