00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tavares, Roseanne Rocha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4961168921977877por
dc.contributor.referee1Barzotto, Valdir Heitor
dc.contributor.referee1LattesBARZOTTO, V. H.por
dc.contributor.referee2Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771008Z8por
dc.contributor.referee3Zozzoli, Rita Maria Diniz
dc.contributor.referee3LattesZOZZOLI, Rita Maria Dinizpor
dc.creatorLima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1312070903160476por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:29:41Z-
dc.date.available2009-01-06
dc.date.available2015-08-25T18:29:41Z-
dc.date.issued2007-11-30
dc.identifier.citationLIMA, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira. Argumentation, etnics and emancipation in classroom : a action research.. 2007. 91 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/448-
dc.description.abstractThe present work is developed in the Applied Linguistics researches field which reflect about the use of the language in the classroom. Putting into operation an actionresearch (THIOLLENT, 1988; BARBIER, 2002), we implemented activities directed to the exercise of the argumentation practice by students of Portuguese Language classes in the third year of the Normal Course , adopting the new rhetoric s reflections (PERELMAN & OLBRECHTS-TYTECA, 2005) as a theoretical subsidy. During six months, in a partnership between researcher and teacher, micro-analysis of the classes and activities were carried out in order to promote the developing of the critical sense of the subject. Our aim is to observe how these subjects exercise or not their condition of emancipated subjects (ADORNO, 2006) and verify the importance of the discussion of the other s paper for the self constitution. We assumed certain concepts and points of view of the Critical Theory (ADORNO &HORKHEIMER, 1985; HORKHEIMER, 2002, 2005, 2006; ADORNO, 2006) and Bakhtin s line of Discourse Analysis. Recognizing the urgency of debating about ethic nowadays, we defend the thesis that it is not enough to argue, it is necessary to be critical and, being critical, it is needed to be ethical. These movements are the signs of a possible emancipation of the subject.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguisticseng
dc.subjectArgumentationeng
dc.subjectEmancipationeng
dc.subjectEtnicseng
dc.subjectWriting languageeng
dc.subjectoral languageeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectLingüísticapor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectLíngua escritapor
dc.subjectLíngua faladapor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleArgumentação, ética e emancipação em sala de aula : uma pesquisa-ação.por
dc.title.alternativeArgumentation, etnics and emancipation in classroom : a action research.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo está inscrito no âmbito das pesquisas que visam a refletir acerca das práticas lingüísticas em sala de aula e, neste caso, dentro de uma perspectiva da Lingüística Aplicada. Numa situação de pesquisa-ação (THIOLLENT, 1988; BARBIER, 2002), buscou-se fazer um trabalho direcionado ao exercício da prática da argumentação, privilegiando-se a noção dos estudos dos novos retóricos (PERELMAN E OLBRECHTS-TYTECA, 2005). Durante seis meses, numa parceira entre pesquisadora e professor, foram efetuadas micro-análises de aulas e das atividades de Língua Portuguesa no terceiro ano do Curso Normal para o encaminhamento de uma proposta de desenvolvimento da criticidade do sujeito. Utilizou-se, para fins das discussões, algumas inclinações de pensamento e conceitos da Teoria Crítica (ADORNO E HORKHEIMER, 1985; HORKHEIMER, 2002, 2005, 2006; ADORNO, 2006) e da Análise do discurso bakhtiniana (BAKHTIN, 2003, 2004). Com essas análises, foi possível observar a maneira como os sujeitos exercem ou não sua condição de possível sujeito emancipado (ADORNO, 2006) e como é importante a discussão do papel do outro na constituição de si. Defendeu-se também a discussão ética como nódulo dos vários discursos que hoje se defende no seio da sociedade por se pensar que não basta argumentar, é preciso ser crítico e, ao ser crítico, é preciso ser ético. Estes movimentos são indícios da possibilidade de emancipação do sujeito.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_RitadeCassiaSoutoMaiorSiqueiraLima_2007_Completa.pdf482.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.