00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CTEC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/374
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dc.contributor.advisor1Lima, Flávio Barboza de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793519U0&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.advisor-co1Barboza, Aline da Silva Ramos
dc.contributor.advisor-co1LattesBARBOZA, A. S. R.por
dc.contributor.referee1Barbosa, Normando Perazzo
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787534T1por
dc.contributor.referee2Gomes, Paulo César Correia
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761514Z6&dataRevisao=nullpor
dc.creatorSantos, Antonio Carlos dos
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771814A8&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-25T18:21:17Z-
dc.date.available2006-07-31
dc.date.available2015-08-25T18:21:17Z-
dc.date.issued2005-05-06
dc.identifier.citationSANTOS, Antonio Carlos dos. Avaliação do comportamento do concreto com adição de borracha obtida a partir da reciclagem de pneus com aplicação em placas pré-moldadas. 2005. 135 f. Dissertação (Mestrado em Estruturas) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2005.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/374-
dc.description.abstractIt was observed that the concrete is the most consumed material in the civil construction and not always satisfies all the demanded properties, its takes to researches that tries materials that can provide to the concrete more efficiency. This work, the discarding of residues procedures from the recycling of tires is focused, with the purpose to give to this material a rational destination, in the environment of the Civil Construction. The aim is to study the concrete behavior produced with rubber tire fiber addition, obtained by recycling of tire, and apply it on the confection of plates for to analyze the mechanical efforts behavior. The amongst of the additions are done in amongst usual for staple fibers. The bibliographical review disclosed that a reduction of the compressive strength when the rubber additions occurs. On the other hand, an increase of the ductility and the resistance for the impact occurs. The point of glow of the observed rubber was studied and it was observed that it occurs in a temperature range above of that one where the concrete has its deficit properties. With the short rubber fiber addition the same losses foreseen in literature without significant profits in the ductility are still verified. The rubber fibers chosen had been with low a relation length-diameter. This type for representing a small parcel and knowing that its separation can to add values that do not compensate its use as residue. Thus, it was considered that these results are satisfactory, a once that the possibility to include bigger rubbers fibers can increase the ductility.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEstruturaspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectWasteeng
dc.subjectConcreteeng
dc.subjectRubbereng
dc.subjectDuctilityeng
dc.subjectResíduopor
dc.subjectConcretopor
dc.subjectBorrachapor
dc.subjectTenacidadepor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.titleAvaliação do comportamento do concreto com adição de borracha obtida a partir da reciclagem de pneus com aplicação em placas pré-moldadaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoObservando-se que o concreto é o material mais consumido na construção civil e que nem sempre satisfaz todas as características exigidas, busca-se experimentar materiais que possam proporcionar a ele mais eficiência. Neste aspecto, com foco no descarte de resíduos provenientes da reciclagem de pneus, de forma a dar a este material um destino racional, no ambiente da Construção Civil, foi objetivo deste trabalho estudar o comportamento do concreto com adição de fibras de borracha produzidas na recauchutagem do pneu, aplicando à confecção de placas pré-moldadas para analisar o seu comportamento diante de esforços mecânicos. Os teores das adições foram aqueles usuais para fibras (1%, 2%, 3%). A bibliografia revelou que ocorre uma diminuição da resistência à compressão do concreto com tais adições, por outro lado, ocorre um aumento da tenacidade e da resistência ao impacto. Com a adição de fibras curtas, ou seja, com uma baixa relação comprimento/diâmetro, verificam-se ainda as mesmas perdas previstas na literatura sem ganhos significativos na tenacidade. Escolheu-se este tipo por representar uma pequena parcela e verificar se a sua separação poderia comprometer a sua utilização como resíduo. Foi estudado ainda o ponto de fulgor da borracha e observado que este ocorre em uma faixa de temperatura muito acima daquela em que o concreto tem suas propriedades ameaçadas. Considerou-se que estes resultados são satisfatórios, uma vez que a possibilidade de incluir fibras maiores pode aumentar a tenacidade e recuperar a perda observada.por
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