06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dantas, David Anderson Cardoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2027804473179543pt_BR
dc.contributor.referee1Correia, Vinícius Costa-
dc.contributor.referee2Gomes Júnior, Raimundo Nonato-
dc.creatorSouza, Maria Leandra Madeiro de-
dc.date.accessioned2019-01-07T16:55:58Z-
dc.date.available2018-12-06-
dc.date.available2019-01-07T16:55:58Z-
dc.date.issued2017-12-21-
dc.identifier.citationSOUZA, Maria Leandra Madeiro de. Análise da consistência geométrica do traçado da AL-482. 2017. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3688-
dc.description.abstractA large number of road traffic accidents have been a cause of concern in Brazil, despite their efforts in traffic safety campaigns. Currently, the cost of death benefits in traffic accidents has increased. Studies show that beyond the human factor, the highway's condition and geometry are fundamental influence in the accidents growth. The objective of this study was to analyze the geometry consistency of the AL-482 highway and its influence on the accidents amount involved in this route. For that, an analysis of the users' perception was performed and, a computer simulation that could present concrete data about the characteristics of the route. Then, these data were compared with the ideal parameter of highways formulated by the Brazilian transit executive agencies. It was found that the AL-482's current geometry does not match the ideal parameters of highways and can present life risk to users. In addition, a proposal was made for a new route that could mitigate the risks offered by the highway.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise geométricapt_BR
dc.subjectRodovia AL-482pt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectDimensionamentopt_BR
dc.subjectContagem volumétrica de veículospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
dc.titleAnálise da consistência geométrica do traçado da AL-482pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA grande quantidade de acidentes de trânsito nas rodovias vêm sendo motivo de preocupação no Brasil, apesar dos esforços em campanhas de segurança no trânsito. Atualmente tem aumentado o custo com indenizações por morte em acidentes de trânsito. Estudos apontam que além do fator humano, as condições das rodovias e da sua geometria são de fundamental influência no crescimento dos acidentes. O objetivo proposto neste estudo foi analisar a consistência da geometria da rodovia AL- 482, e sua influência na quantidade extrema de acidentes que ocorrem nesta via. Para tanto, foi realizada uma análise da percepção dos usuários, e uma simulação computacional que pudesse apresentar dados concretos acerca das características da via. Estes dados então foram comparados com parâmetros ideais de rodovias formulados pelos órgãos executivos de trânsito do Brasil. Constatou-se que a geometria atual da AL- 482, não condiz com os parâmetros ideais de rodovias e que pode oferecer risco à vida de seus usuários. Além disso, foi realizada uma proposta de novo traçado que possa amenizar os riscos oferecidos pela rodovia.pt_BR
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