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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3688
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Dantas, David Anderson Cardoso | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2027804473179543 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Correia, Vinícius Costa | - |
dc.contributor.referee2 | Gomes Júnior, Raimundo Nonato | - |
dc.creator | Souza, Maria Leandra Madeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-07T16:55:58Z | - |
dc.date.available | 2018-12-06 | - |
dc.date.available | 2019-01-07T16:55:58Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-21 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Maria Leandra Madeiro de. Análise da consistência geométrica do traçado da AL-482. 2017. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3688 | - |
dc.description.abstract | A large number of road traffic accidents have been a cause of concern in Brazil, despite their efforts in traffic safety campaigns. Currently, the cost of death benefits in traffic accidents has increased. Studies show that beyond the human factor, the highway's condition and geometry are fundamental influence in the accidents growth. The objective of this study was to analyze the geometry consistency of the AL-482 highway and its influence on the accidents amount involved in this route. For that, an analysis of the users' perception was performed and, a computer simulation that could present concrete data about the characteristics of the route. Then, these data were compared with the ideal parameter of highways formulated by the Brazilian transit executive agencies. It was found that the AL-482's current geometry does not match the ideal parameters of highways and can present life risk to users. In addition, a proposal was made for a new route that could mitigate the risks offered by the highway. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise geométrica | pt_BR |
dc.subject | Rodovia AL-482 | pt_BR |
dc.subject | Rodovias | pt_BR |
dc.subject | Dimensionamento | pt_BR |
dc.subject | Contagem volumétrica de veículos | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO | pt_BR |
dc.title | Análise da consistência geométrica do traçado da AL-482 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A grande quantidade de acidentes de trânsito nas rodovias vêm sendo motivo de preocupação no Brasil, apesar dos esforços em campanhas de segurança no trânsito. Atualmente tem aumentado o custo com indenizações por morte em acidentes de trânsito. Estudos apontam que além do fator humano, as condições das rodovias e da sua geometria são de fundamental influência no crescimento dos acidentes. O objetivo proposto neste estudo foi analisar a consistência da geometria da rodovia AL- 482, e sua influência na quantidade extrema de acidentes que ocorrem nesta via. Para tanto, foi realizada uma análise da percepção dos usuários, e uma simulação computacional que pudesse apresentar dados concretos acerca das características da via. Estes dados então foram comparados com parâmetros ideais de rodovias formulados pelos órgãos executivos de trânsito do Brasil. Constatou-se que a geometria atual da AL- 482, não condiz com os parâmetros ideais de rodovias e que pode oferecer risco à vida de seus usuários. Além disso, foi realizada uma proposta de novo traçado que possa amenizar os riscos oferecidos pela rodovia. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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