06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3635
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Márcio Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8066260188610480pt_BR
dc.contributor.referee1Rangel, Heder Cleber de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6579805618064317pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Fábia Pereira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4258846779795319pt_BR
dc.creatorAraújo, Camila Maria-
dc.date.accessioned2018-12-20T19:05:42Z-
dc.date.available2018-12-19-
dc.date.available2018-12-20T19:05:42Z-
dc.date.issued2018-08-23-
dc.identifier.citationARAÚJO, Camila Maria. Faces do eu-lírico: poesia e lirismo em Vera Romariz. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3635-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the brands of the lyrical subject in the poems Faça malas, Sonhos podres, Tecelã and Amarelados olhos de melão, from the books Campo Minado, Amor aos cinquenta and Película, by Vera Romariz (s./d., 2004, 2008). The analysis of Romariz's poems assumes, in this research, the objective of giving to the poetic game a side line of sensations and senses to the poems, as it presents / displays the lyrical subject and the poetic voice, producing an inconstancy of affections, that looks for images characteristic of a petty and individualistic society. The methodological way is to study the poetic form, the lyrical self and the marks of the lyricism in the romariana poetry. In this way, one can perceive the sociocultural marks represented by the faces of the lyrical self and the symbolic choices of the poet, which produce, in our analysis, a representation of voices muffled by society. Thus, the poetry of Romariz prints in his artistic writing a true game of affection or absence of them, marked by poetic images of everyday life. To support our research, we used the theoretical studies of Paz (1982), Aguiar e Silva (2011), Moisés (2013), Bosi (2000) and Compagnon (2010), which help us think about poetry, lyricism , as well as the need of the literature to discuss society and society, as Candido (2001) says. Through this research, considering the visibility of the romarianas productions and of the poetic language of the author, it was also envisaged a greater exploration of the Alagoan literary productions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura alagoanapt_BR
dc.subjectPoesia alagoanapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectRomariz, Verapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.titleFaces do eu-lírico: poesia e lirismo em Vera Romarizpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar as marcas do eu-lírico nos poemas Faça Malas, Sonhos podres, Tecelã e Amarelados olhos de melão, dos livros Campo Minado, Amor aos Cinquenta e Película, de Vera Romariz (s./d., 2004, 2008). A análise dos poemas de Romariz assume, nessa pesquisa, o objetivo de dar ao jogo poético um soslaio de sensações e sentidos aos poemas, como se apresenta o eu-lírico e a voz poética, produzindo uma inconstância de afetos, que busca imagens características de uma sociedade mesquinha e individualista. O caminho metodológico é estudar a forma poética, o eu-lírico e as marcas do lirismo na poesia romariana. Dessa forma, pode-se perceber as marcas socioculturais representadas pelas faces do eu-lírico e das escolhas simbólicas da poeta, que produzem, na nossa análise, uma representação de vozes abafadas pela sociedade. Assim, a poesia de Romariz imprime em sua escrita artística um verdadeiro jogo de afetos ou de ausência deles, marcados por imagens poética do cotidiano. Para subsidiar nossa pesquisa, utilizaram-se os estudos teóricos de Paz (1982), Aguiar e Silva (2011), Moisés (2013), Bosi (2000) e Compagnon (2010), que nos ajudam a pensar sobre a poesia, o lirismo, bem como a necessidade da literatura discutir a sociedade e o social, como diz Candido (2001). Através dessa pesquisa, considerando a visibilidade das produções romarianas e da linguagem poética da autora, tencionou-se também uma maior exploração das produções literárias alagoanas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Faces do eu-lírico poesia e lirismo em Vera Romariz.pdf809.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.