00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428711681688374pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Sóstenes Ericson Vicente da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1308353368649852pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Cláudia Cristina da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9917986183707278pt_BR
dc.creatorLima, José Edson Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2766114044281875pt_BR
dc.date.accessioned2018-12-17T17:56:45Z-
dc.date.available2018-11-22-
dc.date.available2018-12-17T17:56:45Z-
dc.date.issued2018-07-26-
dc.identifier.citationLIMA, José Edson Ferreira. O Discurso Sobre o Trabalho Docente em Textos Jornalísticos: Sentido, História e Memória. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3614-
dc.description.abstractThis work aims to contribute to the discussion about the role of teachers in the brazilian educational context. Specifically, based on the understanding that discourse is a human praxis that can only be understood from the knowledge of the social contradictions that enable its objectification, we seek to unveil the conditions of production that enabled the emergence of discourse about teaching work, memory that returns producing meaning effects that contribute to the reproduction of the vision of teaching work as priesthood, blaming the teacher for the poor performance of public schools in the national exams. For that, we will use the theoretical-methodological assumptions of Discourse Analysis proposed by Michel Pêcheux (1988, 1990), adding an interlocution with Bakhtin (2006) and Lukács (2013). From these assumptions, we will analyze the ideological determinations producing meaning in discursive sequences of editorials of some brazilian newspapers. This theoretical perspective allows the unveiling of contradictions and ideological clashes that determine the sense effects of the materialities. It also allows us to observe that the discourse materialized in editorials corresponds to the ideological formation of Capital, with a conservative and reactionary discursive formation, which is characterized by recriminating the teaching strike and recalling the discourse of the teacher's mission / vocation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalho Docentept_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectMemória discursivapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.subjectSpeechpt_BR
dc.subjectDiscursive memorypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleO Discurso Sobre o Trabalho Docente em Textos Jornalísticos: Sentido, História e Memóriapt_BR
dc.title.alternativeThe discourse on teaching work in the journalistic text: sense, history and memorypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral contribuir para a discussão sobre o papel do professor no contexto educacional brasileiro. De forma específica, a partir do entendimento de que o discurso é práxis humana que só pode ser compreendida a partir do conhecimento das contradições sociais que possibilitam sua objetivação, buscamos desvelar as condições de produção que possibilitaram o surgimento do discurso acerca do trabalho docente, a memória que retorna produzindo efeitos de sentido que contribuem para a reprodução da visão de trabalho docente como sacerdócio, culpabilizando o professor pelo fraco desempenho das escolas públicas nos exames nacionais. Para tanto, utilizaremos os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso proposta por Michel Pêcheux (1988; 1990), acrescendo uma interlocução com Bakhtin (2006) e Lukács (2013). A partir desses pressupostos, analisaremos as determinações ideológicas produtoras de sentido em sequências discursivas de editoriais de alguns jornais brasileiros. Essa perspectiva teórica possibilita o desvelamento das contradições e embates ideológicos que determinam os efeitos de sentido sustentadores das materialidades. Permite-nos também observar que o discurso materializado nos editoriais corresponde à formação ideológica do Capital, com uma formação discursiva conservadora e reacionária, a qual se caracteriza por recriminar a greve do magistério e rememorar o discurso da missão/vocação do professor.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Discurso Sobre o Trabalho Docente em Textos Jornalísticos Sentido, História e Memória.pdf1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.