06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3574
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da alfabetização no Brasil: discutindo os limites e as possibilidades da provinha Brasil
Autor(es): Siqueira, Ivo Gustavo de Paiva
Primeiro Orientador: Sobral, Marcos Paulo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Noélia Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ana Cristina Conceição
Resumo: Estudo do processo avaliativo na educação básica brasileira, sob a ótica do sistema nacional de avaliação através de exames em larga escala, analisando, principalmente, a Provinha Brasil. O trabalho pretende responder às seguintes indagações: Como está estruturado o sistema avaliativo no Brasil? Qual a sua sistemática? E a importância dessas avaliações para a transformação pedagógica e social a nível local? Qual o impacto dos resultados das avaliações nacionais no cotidiano da escola? Quais os limites e as possibilidades da Provinha Brasil? Objetiva-se com este trabalho analisar o panorama nacional do sistema avaliativo e seu papel na elaboração de políticas públicas para a educação básica, além de fornecer subsídios teóricos acerca de um olhar sobre a Provinha Brasil. As contribuições teóricas de Chueiri (2008), Luckesi (2002), Cagliari (1994) e Soares (2012) ligados à área da avaliação e da alfabetização nortearam a análise teórica do estudo sobre o processo avaliativo da alfabetização no Brasil, a exemplo do instrumento citado anteriormente. A Provinha Brasil tem se mostrado um excelente instrumento pedagógico para o conhecimento do processo de aquisição do sistema alfabético pelas crianças. Sua análise e interpretação apontam para a necessidade de intensas reflexões e debates sobre a alfabetização, além do (re)direcionamento das práticas pedagógicas dos alfabetizadores.
Abstract: Study of the evaluative process in Brazilian basic education, from the point of view of the national evaluation system through large-scale exams, mainly analyzing Provinha Brasil. The work intends to answer the following questions: How is the evaluation system structured in Brazil? What is its systematics? And the importance of these assessments for pedagogical and social transformation at the local level? What is the impact of the results of the national assessments on the daily life of the school? What are the limits and possibilities of Provinha Brasil? The objective of this work is to analyze the national outlook of the evaluation system and its role in the elaboration of public policies for basic education, in addition to providing theoretical subsidies about a look at Provinha Brazil. The theoretical contributions of Chueiri (2008), Luckesi (2002), Cagliari (1994) and Soares (2012) related to the area of evaluation and literacy guided the theoretical analysis of the study about the evaluation process of literacy in Brazil, such as the instrument cited above. The Provinha Brasil has proved to be an excellent pedagogical tool for understanding the process of acquiring the alphabetic system by children. Their analysis and interpretation point to the need for intense reflections and discussions about literacy, as well as (re) direction of the pedagogical practices of literacy teachers.
Palavras-chave: Educação
Avaliação
Alfabetização
Provinha Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SIQUEIRA, Ivo Gustavo de Paiva. Avaliação da alfabetização no Brasil: discutindo os limites e as possibilidades da provinha Brasil. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3574
Data do documento: 15-ago-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da alfabetização no Brasil: discutindo os limites e as possibilidades da provinha Brasil.pdf1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.