06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3574
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sobral, Marcos Paulo de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2250848145374993pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674284994338873pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Ana Cristina Conceição-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0129621604933538pt_BR
dc.creatorSiqueira, Ivo Gustavo de Paiva-
dc.date.accessioned2018-12-03T15:00:01Z-
dc.date.available2018-12-03T15:00:01Z-
dc.date.issued2018-08-15-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Ivo Gustavo de Paiva. Avaliação da alfabetização no Brasil: discutindo os limites e as possibilidades da provinha Brasil. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3574-
dc.description.abstractStudy of the evaluative process in Brazilian basic education, from the point of view of the national evaluation system through large-scale exams, mainly analyzing Provinha Brasil. The work intends to answer the following questions: How is the evaluation system structured in Brazil? What is its systematics? And the importance of these assessments for pedagogical and social transformation at the local level? What is the impact of the results of the national assessments on the daily life of the school? What are the limits and possibilities of Provinha Brasil? The objective of this work is to analyze the national outlook of the evaluation system and its role in the elaboration of public policies for basic education, in addition to providing theoretical subsidies about a look at Provinha Brazil. The theoretical contributions of Chueiri (2008), Luckesi (2002), Cagliari (1994) and Soares (2012) related to the area of evaluation and literacy guided the theoretical analysis of the study about the evaluation process of literacy in Brazil, such as the instrument cited above. The Provinha Brasil has proved to be an excellent pedagogical tool for understanding the process of acquiring the alphabetic system by children. Their analysis and interpretation point to the need for intense reflections and discussions about literacy, as well as (re) direction of the pedagogical practices of literacy teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectProvinha Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleAvaliação da alfabetização no Brasil: discutindo os limites e as possibilidades da provinha Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEstudo do processo avaliativo na educação básica brasileira, sob a ótica do sistema nacional de avaliação através de exames em larga escala, analisando, principalmente, a Provinha Brasil. O trabalho pretende responder às seguintes indagações: Como está estruturado o sistema avaliativo no Brasil? Qual a sua sistemática? E a importância dessas avaliações para a transformação pedagógica e social a nível local? Qual o impacto dos resultados das avaliações nacionais no cotidiano da escola? Quais os limites e as possibilidades da Provinha Brasil? Objetiva-se com este trabalho analisar o panorama nacional do sistema avaliativo e seu papel na elaboração de políticas públicas para a educação básica, além de fornecer subsídios teóricos acerca de um olhar sobre a Provinha Brasil. As contribuições teóricas de Chueiri (2008), Luckesi (2002), Cagliari (1994) e Soares (2012) ligados à área da avaliação e da alfabetização nortearam a análise teórica do estudo sobre o processo avaliativo da alfabetização no Brasil, a exemplo do instrumento citado anteriormente. A Provinha Brasil tem se mostrado um excelente instrumento pedagógico para o conhecimento do processo de aquisição do sistema alfabético pelas crianças. Sua análise e interpretação apontam para a necessidade de intensas reflexões e debates sobre a alfabetização, além do (re)direcionamento das práticas pedagógicas dos alfabetizadores.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da alfabetização no Brasil: discutindo os limites e as possibilidades da provinha Brasil.pdf1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.