00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
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Tipo: Dissertação
Título: Impactos do Programa Bolsa Família na taxa de matrícula e na defasagem escolar de crianças de 6 a 17 anos: uma análise para os estados e mesorregiões do Nordeste
Título(s) alternativo(s): Impacts of the Bolsa Família Program on the enrollment fee and school discreparcy of children from 6 to 17 years: an analysis for Northeastern states and mesoregions
Autor(es): Gomes Neto, Arcenor
Primeiro Orientador: Santos, Anderson Moreira Aristides dos
metadata.dc.contributor.referee1: Prates, Thierry Molnar
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Klebson Humberto de Lucena
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar os impactos do Programa Bolsa Família sobre os indicadores educacionais, taxa de matrícula e defasagem escolar, de crianças de 6 a 17 anos da região Nordeste, bem como para suas respectivas mesorregiões de acordo com os dados do Censo de 2010. Para estimação dos resultados foi utilizado o método do Propensity Score Matching aplicando estimações complementares e análise de sensibilidade. Houve um desmembramento em dois grupos de faixa etária sendo de 7 a 14 anos e 15 a 17 anos para taxa de matrícula e de 8 a 14 anos e 15 a 17 anos para defasagem escolar visto a possibilidade de diferença de impactos de acordo o grupo considerado. Os resultados indicaram que beneficiários possuem probabilidade maior de realizarem a matrícula como também de não possuírem defasagem (embora com poucos resultados estatisticamente significativos) tanto na análise por estados quanto por mesorregiões. Ainda foi possível observar que o programa se demonstra tendo maior impacto para a faixa etária mais velha, para meninos e para domicílios da zona rural. As estimações complementares e a análise de sensibilidade indicam resultados robustos, sobretudo com relação à taxa de matrícula. Desta forma, há a confirmação da hipótese de que o PBF gerou impactos nos indicadores educacionais de seus beneficiários.
Abstract: The objective of this study is to investigate the impacts of the Bolsa Família Program on the educational indicators, enrollment fee and school discrepancy, of children from 6 to 17 years of age in the Northeast region, as well as their respective mesoregions according to of the 2010 Census. For estimation of results, the Propensity Score Matching method was used applying complementary estimates and sensitivity analysis. There was a break up in two age groups being from 7 to 14 years and 15 to 17 years for Enrollment Fee and and from 8 to 14 years and 15 to 17 years for School Discrepancy considering the possibility of difference of impacts according to the group considered. The results indicated that beneficiaries are more probability to execute enrolment as well as having no lag (although with few statistically significant results) both in the analysis for state and for mesoregions. It was also possible to observe that the program demonstrates greatest impact on the older age group for boys and for rural homes. The complementary estimates and sensitivity analysis suggest robust results especially in relation to the enrollment fee. Threrefore, there is confirmation of the hypothesis that the PBF has impacts on the educational indicators of its beneficiaries.
Palavras-chave: Economia aplicada
Programa Bolsa Família – Nordeste
Indicadores educacionais
Crianças em idade escolar
Applied Economics
Educational indicators – Brazil, Northeast
School-age children
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Economia
Citação: GOMES NETO, Arcenor. Impactos do Programa Bolsa Família na taxa de matrícula e na defasagem escolar de crianças de 6 a 17 anos: uma análise para os estados e mesorregiões do Nordeste. 2018. 113 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós Graduação em Economia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3571
Data do documento: 26-mar-2018
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