00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/345
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bertoldo, Maria Edna de Lima-
dc.contributor.advisor1LattesBERTOLDO, M. E. L.por
dc.contributor.referee1Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771008Z8por
dc.contributor.referee2Costa, Frederico Jorge Ferreira-
dc.contributor.referee2LattesCOSTA, F. J. F.por
dc.creatorSantos, Mônica Regina Nascimento dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4479385817803155por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:53Z-
dc.date.available2012-03-26-
dc.date.available2015-08-25T18:16:53Z-
dc.date.issued2009-05-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Mônica Regina Nascimento dos. Cotas sociorraciais: para além das classes e da raça. 2009. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/345-
dc.description.abstractWork, education, class and race categories that are analyzed in this research in light of historical and dialectical materialism, support the central thesis of the same: in addition to class and race. Where the object of study the quota system UFAL, the curriculum for affirmative action, the starting point is to examine the particularity of the phenomenon closely with all social, aiming to reveal the contradictions contained in the analysis of the relationship between classes and race, as well as the absence in most of the production of a dialectical relationship between these categories, since they are presented in isolation. The methodological approach consisted of literature involving authors as Moehlecke (2002), Guimaraes (2003), Siss (2003), Azevedo (2004), Brandão (2005), Lessa (2007), ARCary (2007), Maestri (2007) between others; documentary through the reading of resolutions 20/99 and 09/04 of the Board of Education, Research and Extension (ECE) UFAL and the booklet of racial quotas and the ECM field through interviews with a number of quota students courses Federal University of Alagoas. Survey results showed that the relationship between work, education, race and class, reflected in the capitalist society, expresses the limits of political emancipation, and that only through struggle as a means to put human emancipation, it is possible to overcome the oppression racial and conditioning classeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectWord and educationeng
dc.subjectClasseng
dc.subjectRaceeng
dc.subjectQuotaseng
dc.subjectTrabalho educaçãopor
dc.subjectClassespor
dc.subjectRaçapor
dc.subjectCotaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCotas sociorraciais: para além das classes e da raçapor
dc.title.alternativeSocio-racial quotas: in addition to class and raceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoTrabalho, educação, classes e raça são categorias que analisadas nessa investigação à luz do materialismo histórico e dialético, fundamentam a tese central da mesma: para além das classes e da raça. Tendo como objeto de estudo o sistema de cotas da UFAL, inserido no programa de ações afirmativas, o ponto de partida é a análise da particularidade do fenômeno em estreita relação com a totalidade social, objetivando apreender as contradições contidas nas análises sobre a relação entre classes e raça, bem como a ausência, na maioria da produção, de uma articulação dialética entre estas categorias, uma vez que são apresentadas de forma isolada. O percurso metodológico constou de levantamento bibliográfico envolvendo autores como Moehlecke (2002), Guimarães (2003), Siss (2003), Azevedo (2004), Brandão (2005), Lessa (2007), Arcary (2007), Maestri (2007) entre outros; documental por meio da leitura das Resoluções 20/99 e 09/04 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFAL e da Cartilha das Cotas Raciais do MEC e de campo através de entrevistas aos alunos cotistas dos diversos cursos da Universidade Federal de Alagoas. O resultado da pesquisa evidenciou que a relação entre trabalho, educação, classe e raça, concretizada no âmbito da sociedade capitalista, expressa os limites da emancipação política e que apenas através da luta posta como mediação para a emancipação humana, será possível a superação da opressão racial e dos condicionamentos de classepor
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cotas sociorraciais: para além das classes e da raça.pdf560.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.