00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Uma comparação de dois métodos para ensinar tato para crianças com Transtorno do Espectro Autista
Título(s) alternativo(s): A comparison of two methods for teaching Tacts to children with Autism Spectrum Disorder
Autor(es): Franco , Rafaela de Melo
Primeiro Orientador: Ribeiro, Daniela Mendonça
metadata.dc.contributor.referee1: Sella, Ana Carolina
metadata.dc.contributor.referee2: Varella, André Augusto Borges
Resumo: A identificação de métodos eficientes para o ensino de linguagem para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de grande importância para as práticas clínica e educacional. Dois estudos foram conduzidos com o objetivo de comparar dois métodos de ensino de tato: apresentação individual e apresentação simultânea de três estímulos. Um delineamento de tratamentos alternados adaptado combinado com uma linha de base múltipla não concorrente entre participantes foi utilizado para comparar os efeitos destes dois métodos de ensino. Quatro meninos com TEA e idades entre 3 e 9 anos aprenderam a tatear 6 figuras não familiares, 3 por meio de cada método. No ensino do tato com apresentação individual dos estímulos, uma figura foi apresentada a cada tentativa, já no ensino do tato com apresentação simultânea, três figuras foram apresentadas simultaneamente a cada tentativa. Após alcance de critério de aprendizagem em cada método, testou-se a emergência dos comportamentos de ouvinte correspondentes. Em ambos os estudos, os dois métodos de ensino resultaram na aprendizagem do tato e na emergência dos comportamentos de ouvinte. No entanto, para dois participantes, a apresentação individual dos estímulos foi mais eficiente, em termos do número de blocos necessários para alcance de critério. Para os outros dois participantes, a diferença no número de blocos necessários para alcance de critério com cada método foi bastante pequena. Variáveis como a experiência extraexperimental dos participantes, a duração do intervalo entre as tentativas e a utilização do procedimento de atraso progressivo de dica podem ter influenciado a aprendizagem dos tatos por meio de ambos os métodos.
Abstract: Identifying efficient methods for teaching language to children with Autism Spectrum Disorder (ASD) is important for clinical and educational practices. Two studies were conducted with the purpose of comparing two methods for teaching tacts: individual presentation and simultaneous presentation of three stimuli. An adapted alternating treatments design combined with a nonconcurrent multiple baseline across participants was used to compare the effects of these two methods. Four boys with ASD and ages between 3 and 9 years old, learned to tact 6 unfamiliar pictures, 3 through each method. In the individual presentation of stimuli method, one picture was presented in each trial. In the simultaneous presentation of stimuli method, 3 pictures were presented simultaneously in each trial. After criterion was met for each method, the emergence of the corresponding listener behavior was tested. In both studies, both methods resulted in the acquisition of tacts and the emergence of the corresponding listener behaviors. However, for two participants, the individual presentation of the stimuli was more efficient, in terms of the number of blocks to criterion achievement. For the other two participants, the difference in the number of blocks to criterion through each method was quite small. Variables such as the extra-experimental experience of the participants, the duration of the intertrial interval and the use of a progressive prompt delay procedure may have influenced the acquisition of the tacts through both methods.
Palavras-chave: Ensino do tato – Crianças
Comportamento do ouvinte
Crianças – Transtorno do Espectro Autista
Teaching of tact - Children
Listener behavior
Children - Autism Spectrum Disorder
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FRANCO, Rafaela de Melo. Uma comparação de dois métodos para ensinar tato para crianças com transtorno do espectro autista. 2018. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3416
Data do documento: 2-mai-2018
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