00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Daniela Mendonça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9137388590869969pt_BR
dc.contributor.referee1Sella, Ana Carolina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2911398376726237pt_BR
dc.contributor.referee2Varella, André Augusto Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8928084949164132pt_BR
dc.creatorFranco , Rafaela de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9415789006101379pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-23T14:33:52Z-
dc.date.available2018-10-15-
dc.date.available2018-10-23T14:33:52Z-
dc.date.issued2018-05-02-
dc.identifier.citationFRANCO, Rafaela de Melo. Uma comparação de dois métodos para ensinar tato para crianças com transtorno do espectro autista. 2018. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3416-
dc.description.abstractIdentifying efficient methods for teaching language to children with Autism Spectrum Disorder (ASD) is important for clinical and educational practices. Two studies were conducted with the purpose of comparing two methods for teaching tacts: individual presentation and simultaneous presentation of three stimuli. An adapted alternating treatments design combined with a nonconcurrent multiple baseline across participants was used to compare the effects of these two methods. Four boys with ASD and ages between 3 and 9 years old, learned to tact 6 unfamiliar pictures, 3 through each method. In the individual presentation of stimuli method, one picture was presented in each trial. In the simultaneous presentation of stimuli method, 3 pictures were presented simultaneously in each trial. After criterion was met for each method, the emergence of the corresponding listener behavior was tested. In both studies, both methods resulted in the acquisition of tacts and the emergence of the corresponding listener behaviors. However, for two participants, the individual presentation of the stimuli was more efficient, in terms of the number of blocks to criterion achievement. For the other two participants, the difference in the number of blocks to criterion through each method was quite small. Variables such as the extra-experimental experience of the participants, the duration of the intertrial interval and the use of a progressive prompt delay procedure may have influenced the acquisition of the tacts through both methods.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino do tato – Criançaspt_BR
dc.subjectComportamento do ouvintept_BR
dc.subjectCrianças – Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectTeaching of tact - Childrenpt_BR
dc.subjectListener behaviorpt_BR
dc.subjectChildren - Autism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUma comparação de dois métodos para ensinar tato para crianças com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.title.alternativeA comparison of two methods for teaching Tacts to children with Autism Spectrum Disorderpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA identificação de métodos eficientes para o ensino de linguagem para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de grande importância para as práticas clínica e educacional. Dois estudos foram conduzidos com o objetivo de comparar dois métodos de ensino de tato: apresentação individual e apresentação simultânea de três estímulos. Um delineamento de tratamentos alternados adaptado combinado com uma linha de base múltipla não concorrente entre participantes foi utilizado para comparar os efeitos destes dois métodos de ensino. Quatro meninos com TEA e idades entre 3 e 9 anos aprenderam a tatear 6 figuras não familiares, 3 por meio de cada método. No ensino do tato com apresentação individual dos estímulos, uma figura foi apresentada a cada tentativa, já no ensino do tato com apresentação simultânea, três figuras foram apresentadas simultaneamente a cada tentativa. Após alcance de critério de aprendizagem em cada método, testou-se a emergência dos comportamentos de ouvinte correspondentes. Em ambos os estudos, os dois métodos de ensino resultaram na aprendizagem do tato e na emergência dos comportamentos de ouvinte. No entanto, para dois participantes, a apresentação individual dos estímulos foi mais eficiente, em termos do número de blocos necessários para alcance de critério. Para os outros dois participantes, a diferença no número de blocos necessários para alcance de critério com cada método foi bastante pequena. Variáveis como a experiência extraexperimental dos participantes, a duração do intervalo entre as tentativas e a utilização do procedimento de atraso progressivo de dica podem ter influenciado a aprendizagem dos tatos por meio de ambos os métodos.pt_BR
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