00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396por
dc.contributor.referee1Pinto, Anamelea de Campos-
dc.contributor.referee1LattesPINTO, Anamelea de C.por
dc.contributor.referee2Kullok, Maísa Gomes Brandão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8348252267620047por
dc.creatorOliveira, Alice Virgínia Brito de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4102675278718879por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:46Z-
dc.date.available2008-11-07-
dc.date.available2015-08-25T18:16:46Z-
dc.date.issued2008-07-01-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Alice Virgínia Brito de. Contribuição da tutoria no ensino-aprendizagem dos professores cursistas do PROFORMAÇÃO. 2008. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/301-
dc.description.abstractThe EAD has been developed through ICT also mediated by tutoring. This survey aimed to examine the practice of teaching tutors in the teaching-learning at a distance within the Programme for Training of Teachers on Strike-Proformação, studying public policy of EAD for teacher training; examine the conceptions of the teaching program with emphasis on the role of guardian. The contribution of mentoring teachers in learning for teachers was central problem and that is how this influence and profile of these tutors. The research made by the case study of AGF / Arapiraca-AL. The data collection took place through the use of questionnaires, conducting an interview and observation presence at meetings of tutors. The analysis of official documents and external assessments conducted in the present positive data, but research focuses on the contributions the field of mentoring for the practice of teachers teaching teachers in the process of interactions, construction of identities, conflict and cognitive learning is important for perception of the elements guiding the problems investigada.Como results, the data show a great level of satisfaction of those involved, but also presenting the points that hamper the process of learning for teachers teaching teachers.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDistance Educationeng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectMentoringeng
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectProformaçãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectTutoriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleContribuição da tutoria no ensino-aprendizagem dos professores cursistas do PROFORMAÇÃOpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivos analisar a prática pedagógica dos tutores no processo de ensino-aprendizagem à distância no âmbito do Programa de Formação de Professores em Exercício-Proformação, investigar as políticas públicas de EAD para a formação de professores e analisar as concepções pedagógicas do Proformação com ênfase na função do tutor. A contribuição da tutoria na aprendizagem dos professores cursistas e a forma como acontece essa influência e o perfil desses tutores foi a problemática central do estudo. A investigação deu-se por meio do estudo de caso da AGF/ Arapiraca- AL. A coleta de dados realizou-se por meio da aplicação de questionários, realização de entrevista e observação dos tutores nos encontros presenciais. A pesquisa de campo focaliza as contribuições da tutoria para a prática pedagógica dos professores cursistas no processo de interações, construção de identidades, conflitos cognitivos e aprendizagens sendo importante para a percepção dos elementos norteadores da problemática investigada. Os resultados evidenciam um nível elevado de satisfação dos envolvidos, mas apresentam também os aspectos que dificultam o processo de ensino-aprendizagem dos professores cursistas.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contribuição da tutoria no ensino-aprendizagem dos professores cursistas do PROFORMAÇÃO.pdf513.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.