00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: Formação de professores de inglês e letramentos digitais: reflexões sobre o uso das TIC na sala de aula
Título(s) alternativo(s): English teachers training and digital literacy: reflections on the use of ICT in the classroom
Autor(es): Magalhães, Joyce Rodrigues da Silva
Primeiro Orientador: Stella, Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Waléria de Melo
Resumo: O advento das tecnologias e a imersão da sociedade contemporânea na era digital trouxeram mudanças expressivas na educação. Essas transformações mudaram significativamente a forma de ensinar e aprender língua. Dessa forma, torna-se fundamental refletir acerca da necessidade de inserir as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC no ambiente escolar, mas, sobretudo, na formação de professores de inglês, aliada às novas práticas de letramentos, dentre elas os letramentos digitais, de maneira a proporcionar meios de desenvolver o senso crítico e reflexivo dos alunos (SAITO e SOUZA, 2011). Desse modo, essa pesquisa objetiva refletir a respeito do uso das TIC no curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Para alcançá-lo, alguns objetivos específicos foram traçados: (1) Inserir as TIC nas aulas de Inglês com vistas aos letramentos digitais na formação dos professores (2) Implementar uma prática de sala de aula e extra sala de aula com vistas ao desenvolvimento dos letramentos digitais no ensino-aprendizagem de língua inglesa; (3) Refletir a respeito das representações dos alunos, futuros professores, quanto ao uso das TIC nas aulas de Língua Inglesa. Esse trabalho fundamenta-se em uma visão de Linguística Aplicada transgressiva, problematizadora e como espaço de “desaprendizagem” (FABRÍCIO, 2006). Além disso, a metodologia adotada refere-se à pesquisa social a qual integra teoria, método e criatividade (MINAYO, 2010). A pesquisa ocorreu durante a disciplina de Língua Inglesa I e contou com a participação de 20 alunos do 2º período de Letras-Inglês da UNEAL - Campus III em 5 encontros durante o mês de outubro de 2015. As aulas foram elaboradas com base em temas socialmente relevantes escolhidos pelos alunos e embasadas na tríade: ensino de língua Inglesa, TIC e letramentos digitais. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados planos de aula (LIBÂNEO, 1994), entrevistas coletivas (SEIDMAN, 1991; LÜDKE e ANDRÉ 1994), diários reflexivos da professora-pesquisadora e dos alunos (LIBERALI, 2003; SOARES, 2005), autobiografias (ROMERO, 2010; BRUNER, 1995), gravações das aulas, dois questionários (MARCONI e LAKATOS, 2010), e grupo no Facebook. A análise dos dados está dividida em análise do PPC do curso de Letras da UNEAL, Propostas de trabalho e representações dos alunos sobre as aulas; Reflexões acerca do processo crítico-reflexivo do aluno em sala de aula; e Letramentos digitais extra sala de aula e formação pedagógica dos alunos. Os resultados da pesquisa mostraram que utilizar tecnologias nas aulas de Inglês pode possibilitar uma maior interação e participação dos alunos, dentro e fora da sala de aula, ao terem acesso à língua viva e, consequentemente, ao desenvolvimento da criatividade, senso crítico e reflexivo dos alunos. A pesquisa mostrou, ainda, que os alunos construíram um conhecimento pedagógico com o uso das TIC nas aulas de inglês e, provavelmente, utilizarão esse conhecimento em suas aulas futuras.
Abstract: The advent of technologies and the immersion of contemporary society in the digital age brought meaning changes in education. These transformations have significantly changed the way we teach and learn language. Thus, it is fundamental to reflect on the need to insert ICT in the school environment, but above all in the training of English teachers, combined with new literacy practices, among them digital literacy, providing means of developing students' critical and reflective sense (SAITO and SOUZA, 2011). Therefore, this research aims to reflect on the use of ICT in the English Language course of the State University of Alagoas - UNEAL. To achieve this, some specific objectives were set: (1) To introduce ICT in English classes with a view to digital literacy in teacher training (2) To implement an inside and outside classroom practice with a view to the development of digital literacies in English language teaching and learning; (3) To reflect on the representations of students, future teachers, regarding the use of ICT in English language classes. This work is based on a view of transgressive, problematic and as a space of "unlearning" applied linguistic (FABRÍCIO, 2006). In addition, the adopted methodology refers to social research which integrates theory, method and creativity (MINAYO, 2010). The research happened during the English Language I discipline and it had the participation of 20 students from the 2nd term of English Language Course of UNEAL - Campus III in 5 meetings during the month of October 2015.The classes were planned based on socially relevant themes chosen by the students and based on the triad: English language teaching, ICT and digital literacies. Data collection was performed through lesson plans (LIBÂNEO, 1994), collective interviews (SEIDMAN, 1991; LÜDKE and ANDRÉ 1994), reflective journals of the professor-researcher and students (LIBERALI, 2003; SOARES, 2005), autobiographies (MARCONE and LAKATOS, 2010), and a group on Facebook. Data analysis is divided in analysis of the PPC of English Language Course of UNEAL, Proposals of work and representations of the students on the classes; Reflections about the student's critical-reflective process in the classroom; and outside classroom digital literacies and pedagogical training of students. The results of the research showed that using technologies in English classes may allow a greater interaction and participation of the students, inside and outside the classroom, having access to the living language and, consequently, the development of creativity, critical and reflexive sense of the students . The research also showed that the students constructed a pedagogical knowledge on the use of ICT in English classes and will probably use this knowledge in their future classes.
Palavras-chave: Linguística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Letramento digital
Formação de professores
Applied Linguistics
Teacher training
English language
ICT
Digital literacies
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: MAGALHÃES, Joyce Rodrigues da Silva. Formação de professores de inglês e letramentos digitais: reflexões sobre o uso das TIC na sala de aula. 2017. 222 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2923
Data do documento: 22-nov-2017
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