00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Ensino de sociologia no sertão alagoano: o discurso oficial e a concepção dos professores
Título(s) alternativo(s): Teaching of sociology in the hinterland Alagoas: the official discourse and the design of teachers
Autor(es): Santos, Valci Melo Silva dos
Primeiro Orientador: Oliveira, Amurabi Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva Sobrinho, Helson Flávio da
Resumo: O estudo intitulado Ensino de Sociologia no Sertão Alagoano: o discurso oficial e a concepção dos professores teve como objetivo investigar a relação entre as concepções de ensino de Sociologia dos professores que atuam no Sertão Alagoano e a finalidade defendida pelo Estado brasileiro para o ensino da disciplina em nível médio. Para tal, além de uma ampla revisão bibliográfica à luz do materialismo histórico-dialético e da Análise do Discurso de filiação pecheutiana, o estudo deu-se mediante análise de corpus discursivo constituído por documentos oficiais do Estado brasileiro e por entrevistas semiestruturadas e questionários realizados, entre maio e junho de 2015, com 10 professores de Sociologia que atuam em escolas públicas estaduais de nível médio situadas na mesorregião do Sertão Alagoano. Com isso, o presente estudo ajuda a compreender como e sob quais condições a Sociologia é concebida e ensinada no Sertão Alagoano, assim como, em quais aspectos dialoga com aquilo que é apregoado para esta disciplina no discurso oficial do Estado brasileiro materializado em documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) de 1998 e de 2012, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) de 1999 e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, Conhecimentos de Sociologia (OCEM-Sociologia) de 2006. Por fim, conclui-se afirmando a existência de um movimento de identificação ideológica entre o discurso dos professores que lecionam a disciplina Sociologia no Sertão Alagoano e os efeitos de sentidos produzidos pelos documentos oficiais do Estado brasileiro, bem como, o compromisso de ambos com o simples aperfeiçoamento da ordem social vigente.
Abstract: The study entitled Teaching of Sociology in the Hinterland Alagoas: the official discourse and the design of teachers aimed to investigate the relationship between the conceptions of teaching of Sociology of the teachers who work in Hinterland Alagoas and the purpose advocated by the Brazilian government for the teaching of the discipline in High School. To do this, plus a wide literature review in the light of historical and dialectical materialism and of the Discourse Analysis of membership pecheutiana, the study was realized by discursive corpus analysis formed by official documents of the Brazilian State and for semi-structured interviews and questionnaires carried, between May and July 2015, out with 10 Sociology of teachers who labour in public High School located in the Hinterland Alagoas. Thus, this study helps to understand how and under what conditions the Sociology is designed and taught in the Hinterland of Alagoas, and in which aspects dialogues with what is touted for this discipline in the official discourse of the Brazilian state embodied in documents such as the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB 9.394 / 96), the National Curriculum Guidelines for High School (DCNEM) 1998 and 2012, the National Curriculum Parameters for the High School (PCNEM) of 1999 and the Curriculum Guidelines for High School, knowledges of Sociology (OCEM-Sociology) 2006. Finally, we conclude affirming the existence of a movement of ideological identification of between the speech of teachers who teach Sociology discipline in Hinterland Alagoas and the effects of meanings produced by official documents of the Brazilian State as well, of the commitment them only with improvement of present social order.
Palavras-chave: Sociologia - Estudo e ensino
Educação básica
Análise do discurso
Emancipação humana
Sociology - Study and teaching
Basic education
Discourse analysis
Human emancipation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Valci Melo Silva dos. Ensino de sociologia no sertão alagoano: o discurso oficial e a concepção dos professores. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2919
Data do documento: 11-jan-2016
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