00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2919
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Amurabi Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8355859619672329pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428711681688374pt_BR
dc.contributor.referee2Silva Sobrinho, Helson Flávio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9678771021912570pt_BR
dc.creatorSantos, Valci Melo Silva dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1658899224874430pt_BR
dc.date.accessioned2018-03-22T17:29:10Z-
dc.date.available2018-03-21-
dc.date.available2018-03-22T17:29:10Z-
dc.date.issued2016-01-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Valci Melo Silva dos. Ensino de sociologia no sertão alagoano: o discurso oficial e a concepção dos professores. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2919-
dc.description.abstractThe study entitled Teaching of Sociology in the Hinterland Alagoas: the official discourse and the design of teachers aimed to investigate the relationship between the conceptions of teaching of Sociology of the teachers who work in Hinterland Alagoas and the purpose advocated by the Brazilian government for the teaching of the discipline in High School. To do this, plus a wide literature review in the light of historical and dialectical materialism and of the Discourse Analysis of membership pecheutiana, the study was realized by discursive corpus analysis formed by official documents of the Brazilian State and for semi-structured interviews and questionnaires carried, between May and July 2015, out with 10 Sociology of teachers who labour in public High School located in the Hinterland Alagoas. Thus, this study helps to understand how and under what conditions the Sociology is designed and taught in the Hinterland of Alagoas, and in which aspects dialogues with what is touted for this discipline in the official discourse of the Brazilian state embodied in documents such as the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB 9.394 / 96), the National Curriculum Guidelines for High School (DCNEM) 1998 and 2012, the National Curriculum Parameters for the High School (PCNEM) of 1999 and the Curriculum Guidelines for High School, knowledges of Sociology (OCEM-Sociology) 2006. Finally, we conclude affirming the existence of a movement of ideological identification of between the speech of teachers who teach Sociology discipline in Hinterland Alagoas and the effects of meanings produced by official documents of the Brazilian State as well, of the commitment them only with improvement of present social order.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEmancipação humanapt_BR
dc.subjectSociology - Study and teachingpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectHuman emancipationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleEnsino de sociologia no sertão alagoano: o discurso oficial e a concepção dos professorespt_BR
dc.title.alternativeTeaching of sociology in the hinterland Alagoas: the official discourse and the design of teacherspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO estudo intitulado Ensino de Sociologia no Sertão Alagoano: o discurso oficial e a concepção dos professores teve como objetivo investigar a relação entre as concepções de ensino de Sociologia dos professores que atuam no Sertão Alagoano e a finalidade defendida pelo Estado brasileiro para o ensino da disciplina em nível médio. Para tal, além de uma ampla revisão bibliográfica à luz do materialismo histórico-dialético e da Análise do Discurso de filiação pecheutiana, o estudo deu-se mediante análise de corpus discursivo constituído por documentos oficiais do Estado brasileiro e por entrevistas semiestruturadas e questionários realizados, entre maio e junho de 2015, com 10 professores de Sociologia que atuam em escolas públicas estaduais de nível médio situadas na mesorregião do Sertão Alagoano. Com isso, o presente estudo ajuda a compreender como e sob quais condições a Sociologia é concebida e ensinada no Sertão Alagoano, assim como, em quais aspectos dialoga com aquilo que é apregoado para esta disciplina no discurso oficial do Estado brasileiro materializado em documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) de 1998 e de 2012, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) de 1999 e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, Conhecimentos de Sociologia (OCEM-Sociologia) de 2006. Por fim, conclui-se afirmando a existência de um movimento de identificação ideológica entre o discurso dos professores que lecionam a disciplina Sociologia no Sertão Alagoano e os efeitos de sentidos produzidos pelos documentos oficiais do Estado brasileiro, bem como, o compromisso de ambos com o simples aperfeiçoamento da ordem social vigente.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de sociologia no sertão alagoano - o discurso oficial e a concepção dos professores.pdfEnsino de sociologia no sertão alagoano: o discurso oficial e a concepção dos professores1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.