00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2580
Tipo: Dissertação
Título: A constituição dos ethos de professoras sobre disciplina nas práticas do PIBID
Título(s) alternativo(s): The constitution of teachers' ethos on discipline in PIBID practices
Autor(es): Nascimento, Cássia Gillania Santos
Primeiro Orientador: Santos, Lúcia de Fátima
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Sandra Regina da Paz
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
Resumo: Esta pesquisa situa-se na área de Linguística Aplicada e tem como objetivo analisar a constituição dos Ethos de professoras em formação inicial sobre disciplina, através de experiências desenvolvidas no Pibid/Letras/Ufal. Trata-se de um trabalho caracterizado como um estudo de caso (LÜDKE e ANDRÉ, 1986), cujos dados foram obtidos a partir de diários reflexivos produzidos por professoras em formação inicial, participantes do PIBID-LETRAS, através das aulas de Língua Portuguesa, ministradas por uma professora em formação continuada, como também através das oficinas de leitura e produção de textos ministradas por professoras em formação inicial. Esses diários apresentam situações ocorridas em sala de aula, reflexões e posicionamentos das professoras diante dessas situações. Para fundamentar esta pesquisa, foram considerados os estudos sobre Ethos dos seguintes autores: Amossy (2008); Charaudeau (2006); Maingueneau (2008 a e b) e Souto Maior (2009). No que se refere à disciplina em sala de aula, foram considerados os embasamentos teóricos de Franco (1986); Morales (1998); Vasconcellos (1994) e Pirola (2007). Articulada às discussões sobre disciplina, são apresentadas reflexões sobre operações estratégicas e táticas em sala de aula, fundamentadas em De Certeau (2013), como também sobre compreensão responsiva ativa, fundamentada em Bakhtin (2003), Santos (2007) e Zozzoli (2002). Com base nas observações realizadas, afirmamos que esta pesquisa contribui para que generalizações conceituais e práticas sobre disciplina, como também sobre o aluno considerado disciplinado, sejam repensadas. As reflexões sobre a constituição dos Ethos das professoras em formação inicial sobre disciplina motivam ressignificações sobre o próprio entendimento de educação escolar, como também sobre os posicionamentos do professor no cotidiano da sala de aula, o que desencadeia possibilidades de crescimento significativo na formação dos professores e dos alunos da educação básica.
Abstract: This research is located in the area of Applied Linguistics and aims to analyze the constitution of ethos of teachers in initial training on discipline, through experiences developed in PIBID / LETRAS / UFAL. It is a work characterized as a case study (LÜDKE and ANDRÉ, 1986), bwhose data were obtained from reflexive diaries produced by teachers in initial formation, PIBID-LETRAS participants, through the Portuguese Language classes taught by a teacher In continuing education, as well as through reading and writing workshops taught by teachers in initial formation. These diaries present situations occurred in the classroom, reflections and positions of the teachers in these situations. In order to base this research, the Ethos studies of the following authors were considered: Amossy (2008); Charaudeau (2006); Maingueneau (2008 a and b) and Souto Maior (2009), which define Ethos as an image constructed in discourse (perspective adopted in this work). As regards the discipline in the classroom, the theoretical foundations of Franco (1986) were considered; Morales (1998); Vasconcellos (1994) and Pirola (2007). Discussions about strategic and tactical operations in the classroom, based on De Certeau (2013), as well as on active responsive understanding, based on Bakhtin (2003), Santos (2007) and Zozzoli (2002) . Based on the observations made, we affirm that this research contributes to conceptual and practical generalizations about discipline, as well as about the student considered to be disciplined, to be rethought. The reflections on the formation of the Ethos of the teachers in initial formation about discipline motivate re-significances about the understanding of school education itself, as well as about the teacher's position in the everyday of the classroom, which triggers possibilities for significant growth in teacher training and of basic education students.
Palavras-chave: Ethos
Professores - Formação
Ensino superior
Teachers – Training
Higher education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: NASCIMENTO, Cássia Gillania Santos. A constituição dos ethos de professoras sobre disciplina nas práticas do PIBID. 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2580
Data do documento: 27-abr-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A constituição dos ethos de professoras sobre disciplina nas práticas do PIBID.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.