Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2580
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Lúcia de Fátima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3235342037177115 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Sandra Regina da Paz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8370670998648144 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1312070903160476 | pt_BR |
dc.creator | Nascimento, Cássia Gillania Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4932795007220367 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-03-07T18:05:55Z | - |
dc.date.available | 2018-03-07 | - |
dc.date.available | 2018-03-07T18:05:55Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-27 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Cássia Gillania Santos. A constituição dos ethos de professoras sobre disciplina nas práticas do PIBID. 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2580 | - |
dc.description.abstract | This research is located in the area of Applied Linguistics and aims to analyze the constitution of ethos of teachers in initial training on discipline, through experiences developed in PIBID / LETRAS / UFAL. It is a work characterized as a case study (LÜDKE and ANDRÉ, 1986), bwhose data were obtained from reflexive diaries produced by teachers in initial formation, PIBID-LETRAS participants, through the Portuguese Language classes taught by a teacher In continuing education, as well as through reading and writing workshops taught by teachers in initial formation. These diaries present situations occurred in the classroom, reflections and positions of the teachers in these situations. In order to base this research, the Ethos studies of the following authors were considered: Amossy (2008); Charaudeau (2006); Maingueneau (2008 a and b) and Souto Maior (2009), which define Ethos as an image constructed in discourse (perspective adopted in this work). As regards the discipline in the classroom, the theoretical foundations of Franco (1986) were considered; Morales (1998); Vasconcellos (1994) and Pirola (2007). Discussions about strategic and tactical operations in the classroom, based on De Certeau (2013), as well as on active responsive understanding, based on Bakhtin (2003), Santos (2007) and Zozzoli (2002) . Based on the observations made, we affirm that this research contributes to conceptual and practical generalizations about discipline, as well as about the student considered to be disciplined, to be rethought. The reflections on the formation of the Ethos of the teachers in initial formation about discipline motivate re-significances about the understanding of school education itself, as well as about the teacher's position in the everyday of the classroom, which triggers possibilities for significant growth in teacher training and of basic education students. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ethos | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Teachers – Training | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A constituição dos ethos de professoras sobre disciplina nas práticas do PIBID | pt_BR |
dc.title.alternative | The constitution of teachers' ethos on discipline in PIBID practices | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa situa-se na área de Linguística Aplicada e tem como objetivo analisar a constituição dos Ethos de professoras em formação inicial sobre disciplina, através de experiências desenvolvidas no Pibid/Letras/Ufal. Trata-se de um trabalho caracterizado como um estudo de caso (LÜDKE e ANDRÉ, 1986), cujos dados foram obtidos a partir de diários reflexivos produzidos por professoras em formação inicial, participantes do PIBID-LETRAS, através das aulas de Língua Portuguesa, ministradas por uma professora em formação continuada, como também através das oficinas de leitura e produção de textos ministradas por professoras em formação inicial. Esses diários apresentam situações ocorridas em sala de aula, reflexões e posicionamentos das professoras diante dessas situações. Para fundamentar esta pesquisa, foram considerados os estudos sobre Ethos dos seguintes autores: Amossy (2008); Charaudeau (2006); Maingueneau (2008 a e b) e Souto Maior (2009). No que se refere à disciplina em sala de aula, foram considerados os embasamentos teóricos de Franco (1986); Morales (1998); Vasconcellos (1994) e Pirola (2007). Articulada às discussões sobre disciplina, são apresentadas reflexões sobre operações estratégicas e táticas em sala de aula, fundamentadas em De Certeau (2013), como também sobre compreensão responsiva ativa, fundamentada em Bakhtin (2003), Santos (2007) e Zozzoli (2002). Com base nas observações realizadas, afirmamos que esta pesquisa contribui para que generalizações conceituais e práticas sobre disciplina, como também sobre o aluno considerado disciplinado, sejam repensadas. As reflexões sobre a constituição dos Ethos das professoras em formação inicial sobre disciplina motivam ressignificações sobre o próprio entendimento de educação escolar, como também sobre os posicionamentos do professor no cotidiano da sala de aula, o que desencadeia possibilidades de crescimento significativo na formação dos professores e dos alunos da educação básica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A constituição dos ethos de professoras sobre disciplina nas práticas do PIBID.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.