00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2551
Tipo: Dissertação
Título: Modelagem com funções elementares no ensino médio: uma proposta interdisciplinar aliando prática e teoria
Autor(es): Ribeiro, Edvânia dos Santos
Primeiro Orientador: Melo, Vanio Fragoso de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lima, José Carlos de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Diogo Diniz Pereira da Silva e
Resumo: Esta proposta visa subsidiar a prática docente para o ensino das funções mais elementares abordadas no 1º ano do Ensino Médio. Aliando prática e teoria, se apoia metodologicamente nas etapas de modelagem dos moldes de Rodney Bassanezi com o objetivo de que o aluno entenda e reconheça as características da função Afim, da função Quadrática e da função do tipo Exponencial como modelos matemáticos de situações concretas em contextos interdisciplinares, investigando e explorando experimentos relacionados. Esperamos com isso melhorar o manejo abstrato da linguagem matemática como também vir a diminuir as dificuldades dos estudantes em entender sua utilidade no cotidiano e em disciplinas correlatas, como a Física e a Biologia.
Abstract: This proposal aims to subsidize the teacher´s action to the teaching of the elementary functions approached in the first grade at High School. With a good combination of pratical and theory, methodologically based on the stages of shaping of Rodney Bassanezi´molds with a goal that the student understands and recognizes the characteristics of linear function, quadratic function and of exponential function like mathematical models of concrete situations in the context of crosscurricular work, researching and exploring selected expirements. With this we want to improve the abstract management of mathematic language and also reduce the difficulties of the students like Phisics and Biology.
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino
Funções elementares – Modelos matemáticos
Ensino e aprendizagem
Elementary Functions - Mathematical model
Contextualized Teaching
Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: RIBEIRO, Edvânia dos Santos. Modelagem com funções elementares no ensino médio: uma proposta interdisciplinar aliando prática e teoria. 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) ─ Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2551
Data do documento: 15-dez-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modelagem com funções elementares no ensino médio_ uma proposta interdisciplinar aliando prática e teoria.pdfModelagem com funções elementares no ensino médio: uma proposta interdisciplinar aliando prática e teoria4.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.