Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2551
Tipo: | Dissertação |
Título: | Modelagem com funções elementares no ensino médio: uma proposta interdisciplinar aliando prática e teoria |
Autor(es): | Ribeiro, Edvânia dos Santos |
Primeiro Orientador: | Melo, Vanio Fragoso de |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Lima, José Carlos de Almeida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Diogo Diniz Pereira da Silva e |
Resumo: | Esta proposta visa subsidiar a prática docente para o ensino das funções mais elementares abordadas no 1º ano do Ensino Médio. Aliando prática e teoria, se apoia metodologicamente nas etapas de modelagem dos moldes de Rodney Bassanezi com o objetivo de que o aluno entenda e reconheça as características da função Afim, da função Quadrática e da função do tipo Exponencial como modelos matemáticos de situações concretas em contextos interdisciplinares, investigando e explorando experimentos relacionados. Esperamos com isso melhorar o manejo abstrato da linguagem matemática como também vir a diminuir as dificuldades dos estudantes em entender sua utilidade no cotidiano e em disciplinas correlatas, como a Física e a Biologia. |
Abstract: | This proposal aims to subsidize the teacher´s action to the teaching of the elementary functions approached in the first grade at High School. With a good combination of pratical and theory, methodologically based on the stages of shaping of Rodney Bassanezi´molds with a goal that the student understands and recognizes the characteristics of linear function, quadratic function and of exponential function like mathematical models of concrete situations in the context of crosscurricular work, researching and exploring selected expirements. With this we want to improve the abstract management of mathematic language and also reduce the difficulties of the students like Phisics and Biology. |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino Funções elementares – Modelos matemáticos Ensino e aprendizagem Elementary Functions - Mathematical model Contextualized Teaching Mathematics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | RIBEIRO, Edvânia dos Santos. Modelagem com funções elementares no ensino médio: uma proposta interdisciplinar aliando prática e teoria. 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) ─ Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2551 |
Data do documento: | 15-dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Modelagem com funções elementares no ensino médio_ uma proposta interdisciplinar aliando prática e teoria.pdf | Modelagem com funções elementares no ensino médio: uma proposta interdisciplinar aliando prática e teoria | 4.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.