00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Vanio Fragoso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lima, José Carlos de Almeida-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3190621555949366pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Diogo Diniz Pereira da Silva e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5154042218439017pt_BR
dc.creatorRibeiro, Edvânia dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1957132277036034pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-28T18:45:10Z-
dc.date.available2018-02-27-
dc.date.available2018-02-28T18:45:10Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Edvânia dos Santos. Modelagem com funções elementares no ensino médio: uma proposta interdisciplinar aliando prática e teoria. 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) ─ Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2551-
dc.description.abstractThis proposal aims to subsidize the teacher´s action to the teaching of the elementary functions approached in the first grade at High School. With a good combination of pratical and theory, methodologically based on the stages of shaping of Rodney Bassanezi´molds with a goal that the student understands and recognizes the characteristics of linear function, quadratic function and of exponential function like mathematical models of concrete situations in the context of crosscurricular work, researching and exploring selected expirements. With this we want to improve the abstract management of mathematic language and also reduce the difficulties of the students like Phisics and Biology.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFunções elementares – Modelos matemáticospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectElementary Functions - Mathematical modelpt_BR
dc.subjectContextualized Teachingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleModelagem com funções elementares no ensino médio: uma proposta interdisciplinar aliando prática e teoriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta proposta visa subsidiar a prática docente para o ensino das funções mais elementares abordadas no 1º ano do Ensino Médio. Aliando prática e teoria, se apoia metodologicamente nas etapas de modelagem dos moldes de Rodney Bassanezi com o objetivo de que o aluno entenda e reconheça as características da função Afim, da função Quadrática e da função do tipo Exponencial como modelos matemáticos de situações concretas em contextos interdisciplinares, investigando e explorando experimentos relacionados. Esperamos com isso melhorar o manejo abstrato da linguagem matemática como também vir a diminuir as dificuldades dos estudantes em entender sua utilidade no cotidiano e em disciplinas correlatas, como a Física e a Biologia.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modelagem com funções elementares no ensino médio_ uma proposta interdisciplinar aliando prática e teoria.pdfModelagem com funções elementares no ensino médio: uma proposta interdisciplinar aliando prática e teoria4.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.