00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2439
Tipo: Dissertação
Título: Uma abordagem da trigonometria no Ensino Fundamental, tendo a história como recurso didático
Título(s) alternativo(s): An approach to trigonometry in Elementary School, with history as a didactic resource
Autor(es): Oliveira, Elinelson Gomes de
Primeiro Orientador: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Viviane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa Neto, Vicente Francisco de
Resumo: Neste trabalho, está exposto o relato da elaboração e da aplicação de uma sequência didática para uma abordagem da trigonometria no ensino fundamental, tendo a história da matemática como recurso didático. Essa sequência foi elaborada, visando a atender as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). São apresentadas sucintas biografias de alguns matemáticos que foram marcantes nesse tópico da Matemática, bem como alguns métodos práticos utilizados por eles. São destacadas, além disso, algumas definições, propriedades e alguns teoremas que são necessários para o desenvolvimento da trigonometria no Ensino Fundamental. Em sequência, passa-se ao relato dos seminários apresentados pelos alunos sobre a História da Trigonometria, com a utilização de slides e vídeos. Por fim, é apresentada a maneira pela qual os alunos fizeram alguns experimentos para calcular a altura de alguns objetos, utilizando o teodolito como um instrumento, o qual proporcionou um elo entre a História e a prática.
Abstract: This work exposed the story of the development and implementation of a didactic sequence to an approach of trigonometry in elementary school having the history of mathematics as a teaching resource. This sequence was developed in order to meet the recommendations of the National Curriculum Parameters (PCN). Brief biographies are presented a few mathematicians who were striking in that topic of mathematics and some practical methods used by them. Are highlighted, in addition, some definitions, properties and some theorems that are necessary for the development of trigonometry in Elementary Education. Then it goes to the account of the seminars presented by the students on the History of Trigonometry, with the use of slides and videos on the topic. Finally, it is presented the way in which the students made some experiments to calculate the height of some objects using the theodolite as an instrument, which provided a link between the history and practice.
Palavras-chave: Matemática – Estudo ensino
Trigonometria – Ensino e aprendizagem
Trigonometria - História
Triângulo
Teodolito
Mathematics - Teaching study
Trigonometry - History
Triangle
Theodolite
Trigonometry - Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: OLIVEIRA, Elinelson Gomes de. Uma abordagem da trigonometria no Ensino Fundamental, tendo a história como recurso didático. 2015. (89) f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2439
Data do documento: 16-out-2015
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma abordagem da trigonometria no ensino fundamental, tendo a história como recurso didático.pdfUma abordagem da trigonometria no Ensino Fundamental, tendo a história como recurso didático2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.