00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2439
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa Neto, Vicente Francisco de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6209992046951297pt_BR
dc.creatorOliveira, Elinelson Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4985621981248771pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-31T19:20:27Z-
dc.date.available2018-01-29-
dc.date.available2018-01-31T19:20:27Z-
dc.date.issued2015-10-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Elinelson Gomes de. Uma abordagem da trigonometria no Ensino Fundamental, tendo a história como recurso didático. 2015. (89) f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2439-
dc.description.abstractThis work exposed the story of the development and implementation of a didactic sequence to an approach of trigonometry in elementary school having the history of mathematics as a teaching resource. This sequence was developed in order to meet the recommendations of the National Curriculum Parameters (PCN). Brief biographies are presented a few mathematicians who were striking in that topic of mathematics and some practical methods used by them. Are highlighted, in addition, some definitions, properties and some theorems that are necessary for the development of trigonometry in Elementary Education. Then it goes to the account of the seminars presented by the students on the History of Trigonometry, with the use of slides and videos on the topic. Finally, it is presented the way in which the students made some experiments to calculate the height of some objects using the theodolite as an instrument, which provided a link between the history and practice.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo ensinopt_BR
dc.subjectTrigonometria – Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTrigonometria - Históriapt_BR
dc.subjectTriângulopt_BR
dc.subjectTeodolitopt_BR
dc.subjectMathematics - Teaching studypt_BR
dc.subjectTrigonometry - Historypt_BR
dc.subjectTrianglept_BR
dc.subjectTheodolitept_BR
dc.subjectTrigonometry - Teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma abordagem da trigonometria no Ensino Fundamental, tendo a história como recurso didáticopt_BR
dc.title.alternativeAn approach to trigonometry in Elementary School, with history as a didactic resourcept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, está exposto o relato da elaboração e da aplicação de uma sequência didática para uma abordagem da trigonometria no ensino fundamental, tendo a história da matemática como recurso didático. Essa sequência foi elaborada, visando a atender as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). São apresentadas sucintas biografias de alguns matemáticos que foram marcantes nesse tópico da Matemática, bem como alguns métodos práticos utilizados por eles. São destacadas, além disso, algumas definições, propriedades e alguns teoremas que são necessários para o desenvolvimento da trigonometria no Ensino Fundamental. Em sequência, passa-se ao relato dos seminários apresentados pelos alunos sobre a História da Trigonometria, com a utilização de slides e vídeos. Por fim, é apresentada a maneira pela qual os alunos fizeram alguns experimentos para calcular a altura de alguns objetos, utilizando o teodolito como um instrumento, o qual proporcionou um elo entre a História e a prática.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma abordagem da trigonometria no ensino fundamental, tendo a história como recurso didático.pdfUma abordagem da trigonometria no Ensino Fundamental, tendo a história como recurso didático2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.