Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2435
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lima, José Carlos Almeida de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1176215384527534 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Márcio Henrique Batista da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1793022542224560 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Alves, Carlos Argolo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2801524874618932 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Edvan Horácio dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4098720706189610 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-31T18:40:32Z | - |
dc.date.available | 2018-01-29 | - |
dc.date.available | 2018-01-31T18:40:32Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-21 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Edvan Horácio dos. Construção do pensamento matemático no Ensino Médio. 2016. 54 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2435 | - |
dc.description.abstract | This dissertation is about Euclidean Division, some items related to Congruence and Domain of Integrity. Each chapter contains the applied activity done at the classroom with high school students, as well as a basic summary of the mathematical objects that a graduation course may cover and some suggestions of other related points that the teacher may deepen. Besides that, there is an attachment that contains the activity of Chapter 1 which was crafted in the classroom, because it was a bit longer, while the examples used in Chapters 2 and 3 were less extensive and, because of that, are inside the chapter itself. Of course, a complete formalization is not suitable for this moment and the teacher can choose those of which s/he intends to go deeper. In Chapter 1, we will talk about the Euclidean Division and we will also discuss and give an answer as to why, when we are doing the division, we put the zero in the quotient and in the exercise called ER4, that is on the first list of exercises, this becomes clear when we will discuss the concept of uniquiness. Then in chapter 2, the exercises inside the activity will show a small effort to address Congruencies. Finally in chapter 3, we discuss Integrity domains. We draw attention to other points such as comutativity, since the matrix used is one of the examples and, in general, there is no commutativity in this ring of matrix. Our goal is to show that even in High School we can discuss such objects which usually we just have contact in undergraduate degree in mathematics. Of course we worked with simple examples that allow that to happen. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Estudo ensino | pt_BR |
dc.subject | Divisão Euclidiana | pt_BR |
dc.subject | Congruência | pt_BR |
dc.subject | Domínio de integridade | pt_BR |
dc.subject | Euclidean Division | pt_BR |
dc.subject | Congruence | pt_BR |
dc.subject | Domain of Integrity | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Construção do pensamento matemático no Ensino Médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Construction of mathematical thinking in High School | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tratará sobre Divisão Euclidiana, alguns itens relacionados à Congruência e Domínio de Integridade. Cada capítulo contém a atividade aplicada em sala com alunos do Ensino Médio bem como um resumo básico dos objetos matemáticos que um curso de graduação cobre e algumas sugestões de outros pontos relacionados que o professor poderá se aprofundar. Além disso, o anexo contém a atividade do capítulo 1 que foi trabalhada em sala, por ter sido mais longa enquanto os exemplos usados dos capítulos 2 e 3 foram menos extensos e, por isso, estão no próprio capítulo. É claro que uma formalização completa não cabe nesse momento e o professor poderá escolher aqueles dentre os quais pretende se aprofundar. No capítulo 1, trataremos sobre a Divisão Euclidiana. Também iremos discutir e dar uma resposta do porquê, quando estamos fazendo a divisão colocamos o zero no quociente e no exercício ER4 da primeira lista de exercícios, isso fica claro quando discutimos sobre unicidade. Já no capítulo 2, os exercícios contidos na atividade mostrarão que é um pequeno esforço para abordar Congruências. Finalmente no capitulo 3, discutimos sobre Domínios de Integridade. Chamamos atenção para outros pontos tais como a comutatividade, uma vez que as matrizes foi um dos exemplos usados e a comutatividade em geral não vale neste anel. Nosso objetivo é mostrar que mesmo no Ensino Médio podemos discutir sobre tais objetos que normalmente temos contato no curso de graduação em Matemática. É claro que procuramos exemplos simples que permitissem isso. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Construção do pensamento matemático no ensino médio.pdf | Construção do pensamento matemático no Ensino Médio | 29.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.