00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Vânio Fragoso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Givaldo Oliveira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811899043438299pt_BR
dc.creatorSilva, Rosivaldo Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8652133702306422pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-26T20:49:50Z-
dc.date.available2018-01-26-
dc.date.available2018-01-26T20:49:50Z-
dc.date.issued2014-12-19-
dc.identifier.citationSILVA, Rosivaldo Pereira da. Arquimedes e o método. 2014. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2418-
dc.description.abstractThis paper aims to present two of the most interesting results of the theory developed by Archimedes: the calculation of the area under the parabola - the quadrature of the parabola – and volume of a sphere. Features the famous mechanical method used by him, in fact, uses the law of equilibrium of a lever and, together with the method of exhaustion shows each result with the rigor required at the time. In contrast with the perspective of modern mathematics shows that it is possible to merge the history of mathematics in the teaching calculation of areas of plane geometric figures - in this case, the area bounded by a curve, the parable - and the calculation of the volume of a sphere - using the principle of Cavalieri or even integral calculus – presenting initially empirical and elaborate vision of Archimedes. The purpose of this dissertation aims to provide the math teacher, a new take on the teaching of the history of mathematics topics concurrently with issues traditionally studied in the classroom, enabling the development of differentiated approaches in the teaching these high school subjects.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLei o equilíbrio de uma alavancapt_BR
dc.subjectMétodo da exaustãopt_BR
dc.subjectArquimedespt_BR
dc.subjectArchimedespt_BR
dc.subjectLaw of balance of a leverpt_BR
dc.subjectMethod of exhaustionpt_BR
dc.subjectQuadrature of the parable and Volume of a spherept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleArquimedes e o métodopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo apresentar dois dos resultados mais interessantes da teoria desenvolvida por Arquimedes: o cálculo da área sob a parábola - quadratura da parábola - e volume de uma esfera. Apresenta o famoso método mecânico por ele utilizado que, em verdade, utiliza a lei do equilíbrio de uma alavanca e, em conjunto com o método da exaustão demonstra cada resultado com o rigor requerido na época. Contrapondo com a perspectiva da matemática moderna, mostra que é possível mesclar história da matemática no ensino de cálculo de áreas de figuras geométricas planas - neste caso, a área limitada por uma curva, a parábola - e o cálculo do volume de uma esfera - seja utilizando o princípio de Cavalieri ou até mesmo cálculo integral - apresentando inicialmente, a visão empírica e rebuscada de Arquimedes. A proposta desta dissertação visa proporcionar ao professor de matemática, uma nova visão sobre o ensino de tópicos de história da matemática concomitantemente aos temas tradicionalmente estudados em sala de aula, possibilitando o desenvolvimento de abordagens diferenciadas no ensino destes temas do ensino médio.pt_BR
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