00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Sentidos sobre a sexualidade e reverberações na formação em saúde
Título(s) alternativo(s): Senses on sexuality and reverberations in health education
Autor(es): Tavares, Mariana Costa Falcão
Primeiro Orientador: Bernardes, Jefferson de Souza
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Riscado, Jorge Luís de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Cristina Camelo de
metadata.dc.contributor.referee2: Dantas, Benedito Medrado
Resumo: Este artigo analisa as práticas discursivas sobre sexualidade entre estudantes universitários e profissionais de saúde. Para a construção de informações foi realizada oficina sobre sexualidade. A análise foi realizada por meio de mapas dialógicos e identificação dos repertórios linguísticos utilizados. Participaram do processo 18 pessoas, sendo 12 estudantes do curso de Psicologia (09 mulheres e 03 homens) e 06 profissionais (4 mulheres e 2 homens) mestrando/a, doutoranda e profissionais do Programa IST/HIV/Aids e HV da Prefeitura de Maceió. Para a construção de informações foi realizada uma oficina sobre sexualidade utilizando palavras-chave (sexualidade-lugar, sexualidade-comida, sexualidade-objeto e sexualidade-filme) como disparadoras de diálogos. Nas discussões os/as participantes abordaram a desigualdade de gênero, a heteronormatização do ambiente sócio familiar, a culpabilização, a presença do corpo da mulher como objeto sexual principal, todos dispositivos políticos importantes nesta discussão sobre a sexualidade no cotidiano como produtores de exclusão. Evidencia a importância de ampliar o diálogo sobre esta temática na família, na rede de educação e saúde, inclusive na universidade para uma formação profissional baseada nos princípios de igualdade de gênero, contestadora do status quo, possibilitando o movimento de construção-desconstrução-reconstrução dos diálogos sobre a sexualidade, de forma lúdica, acolhedora e respeitosa.A partir do resultado da pesquisa foi possível potencializar o projeto HUMANESCI construindo alguns princípios: maior autonomia dos/as estudantes nesse processo, potencialização das narrativas mais acessíveis nas estratégias de intervenção, acolhimento da diversidade na busca da igualdade de direitos sexuais bem como a ampliação no envolvimento e participação de outros atores. O produto resultante desta pesquisa é o relato da articulação desta pesquisa com o projeto HUMANESCI e a proposta de oficina que proporcione o diálogo sobre a sexualidade na formação em saúde.
Abstract: The present study analyzes discursive practices on sexuality among university students and health profes-sionals. In order to gather information, a workshop about sexuality was conducted. The analysis was conducted through dialogic maps so as to organize the material present dur-ing the dialogues and to identify the linguistic repertoire in use. There were 18 people involved in the research project, 12 of them were psychology students (09 women and 03 men) and 06 of them were professionals (04 women and 02 men) taking their master or doctorate degrees, members of public programs such as IST/HIV/Aids and HV coordinated by the city government. In order to gather information, a workshop about sexuality was conducted using keywords (sexuality-place, sexuality-food, sexuality-object, sexuality-movie) as dialogue triggers. During the discussions, the participants talked about gender inequality, heteronormatization of social-family space, blameworthiness, women’s body as main sexual object, all of which are important political mechanisms for the discussion on quotidian sexuality as an exclusion producer. This study also evidences the importance of broadening the dialogue about such issues within families, educational and health networks, including universities so as to provide a professional formation based on principles of gender equality, contesting the status quo and allowing a movement of construction-deconstruction-reconstruction of sexuality dialogues in a welcoming, entertaining and respectful fashion.. Through the research results, it was possible to improve the HUMANESCI project creating specific principles: greater autonomy of students in this process, potentialization of more accessible narratives on intervention strategies, diversity reception seeking equality of sexual rights as well as a large engagement of other actors. The product of this study is the report of the articulation between this research and the project HUMANESCI, besides the proposal of a workshop as a tool to constitute dialogues about sexuality on health formation.
Palavras-chave: Ensino superior
Sexualidade
Saúde
Estudantes – Formação em saúde
Sexuality
Education
Health
Discursive practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: TAVARES, Mariana Costa Falcão. Sentidos sobre a sexualidade e reverberações na formação em saúde. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2409
Data do documento: 11-abr-2017
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