00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2409
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bernardes, Jefferson de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0410138491087637pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Riscado, Jorge Luís de Souza-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3994599612921878pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Cristina Camelo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4520297824443794pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas, Benedito Medrado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3188365001747186pt_BR
dc.creatorTavares, Mariana Costa Falcão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0958385995431090pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-26T17:35:38Z-
dc.date.available2017-12-18-
dc.date.available2018-01-26T17:35:38Z-
dc.date.issued2017-04-11-
dc.identifier.citationTAVARES, Mariana Costa Falcão. Sentidos sobre a sexualidade e reverberações na formação em saúde. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2409-
dc.description.abstractThe present study analyzes discursive practices on sexuality among university students and health profes-sionals. In order to gather information, a workshop about sexuality was conducted. The analysis was conducted through dialogic maps so as to organize the material present dur-ing the dialogues and to identify the linguistic repertoire in use. There were 18 people involved in the research project, 12 of them were psychology students (09 women and 03 men) and 06 of them were professionals (04 women and 02 men) taking their master or doctorate degrees, members of public programs such as IST/HIV/Aids and HV coordinated by the city government. In order to gather information, a workshop about sexuality was conducted using keywords (sexuality-place, sexuality-food, sexuality-object, sexuality-movie) as dialogue triggers. During the discussions, the participants talked about gender inequality, heteronormatization of social-family space, blameworthiness, women’s body as main sexual object, all of which are important political mechanisms for the discussion on quotidian sexuality as an exclusion producer. This study also evidences the importance of broadening the dialogue about such issues within families, educational and health networks, including universities so as to provide a professional formation based on principles of gender equality, contesting the status quo and allowing a movement of construction-deconstruction-reconstruction of sexuality dialogues in a welcoming, entertaining and respectful fashion.. Through the research results, it was possible to improve the HUMANESCI project creating specific principles: greater autonomy of students in this process, potentialization of more accessible narratives on intervention strategies, diversity reception seeking equality of sexual rights as well as a large engagement of other actors. The product of this study is the report of the articulation between this research and the project HUMANESCI, besides the proposal of a workshop as a tool to constitute dialogues about sexuality on health formation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectEstudantes – Formação em saúdept_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.subjectDiscursive practicespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleSentidos sobre a sexualidade e reverberações na formação em saúdept_BR
dc.title.alternativeSenses on sexuality and reverberations in health educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisa as práticas discursivas sobre sexualidade entre estudantes universitários e profissionais de saúde. Para a construção de informações foi realizada oficina sobre sexualidade. A análise foi realizada por meio de mapas dialógicos e identificação dos repertórios linguísticos utilizados. Participaram do processo 18 pessoas, sendo 12 estudantes do curso de Psicologia (09 mulheres e 03 homens) e 06 profissionais (4 mulheres e 2 homens) mestrando/a, doutoranda e profissionais do Programa IST/HIV/Aids e HV da Prefeitura de Maceió. Para a construção de informações foi realizada uma oficina sobre sexualidade utilizando palavras-chave (sexualidade-lugar, sexualidade-comida, sexualidade-objeto e sexualidade-filme) como disparadoras de diálogos. Nas discussões os/as participantes abordaram a desigualdade de gênero, a heteronormatização do ambiente sócio familiar, a culpabilização, a presença do corpo da mulher como objeto sexual principal, todos dispositivos políticos importantes nesta discussão sobre a sexualidade no cotidiano como produtores de exclusão. Evidencia a importância de ampliar o diálogo sobre esta temática na família, na rede de educação e saúde, inclusive na universidade para uma formação profissional baseada nos princípios de igualdade de gênero, contestadora do status quo, possibilitando o movimento de construção-desconstrução-reconstrução dos diálogos sobre a sexualidade, de forma lúdica, acolhedora e respeitosa.A partir do resultado da pesquisa foi possível potencializar o projeto HUMANESCI construindo alguns princípios: maior autonomia dos/as estudantes nesse processo, potencialização das narrativas mais acessíveis nas estratégias de intervenção, acolhimento da diversidade na busca da igualdade de direitos sexuais bem como a ampliação no envolvimento e participação de outros atores. O produto resultante desta pesquisa é o relato da articulação desta pesquisa com o projeto HUMANESCI e a proposta de oficina que proporcione o diálogo sobre a sexualidade na formação em saúde.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sentidos sobre a sexualidade e reverberações na formação em saúde.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.