00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Roberto Sarmento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5737261319091574pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Jeová Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5765400451871245pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Susana Souto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356306442921117pt_BR
dc.creatorCavalcante, Luiza Rosiete Gondin-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6340142377858277pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-26T14:59:35Z-
dc.date.available2018-01-25-
dc.date.available2018-01-26T14:59:35Z-
dc.date.issued2012-04-11-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Luiza Rosiete Gondin. Encenações em cascata: um estudo sobre Senhora, de José de Alencar. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2404-
dc.description.abstractResumen: Una importante característica, propia al dominio del literario, es su capacidad de ser expandido a través de varios caminos de comprensión, posibles por el trabajo productivo de lenguaje subyacente al texto. Esta argumentación tiene como objetivo verificar como la unión artístico-configuracional entre texto romanesco, ironía romántica y elementos provenientes del universo dramático/teatral ofrece el conocimiento de parte del proceso mimético de composición de la novela Senhora (1875), del escritor José de Alencar. El análisis de la obra muestra que ella parece incorporar críticamente algunos caracteres componentes de producciones dramáticas alencarianas, además de otros textos del período romántico, promoviendo una revisión de los presupuestos de ese movimiento estético. La presencia de “ecos” dramáticos en el libro hace con que exista, en él, una fuerte atmósfera de teatralización – narrador y personajes se ponen como actores, practicando acciones según manipulaciones hábilmente desarrolladas, (auto)representándose como “textos” multifacéticos. Esta disposición propone una visión de la novela como una escrita espectacularizada, pues a través de la ironía romántica, discurso que revela los procesos de composición poética, es posible percibir que la configuración organizacional del todo verbal no es hecha gratuitamente, pero de modo artístico, bajo los signos de la hibridez de formas y de la asimilación reflexiva de fuentes de diversas naturalezas; el ejercicio de elaboración se completa con la interferencia del lector, capaz de expandirle por medio de su mirar analítico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlencar, José de, 1829-1877 – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectSenhora - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectRomance brasileiropt_BR
dc.subjectAlencar, José de, 1829-1877 - Crítica e interpretaciónpt_BR
dc.subjectSenhora - Crítica e interpretaciónpt_BR
dc.subjectCrítica literariapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileñapt_BR
dc.subjectRomance brasileñopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleEncenações em cascata: um estudo sobre Senhora, de José de Alencarpt_BR
dc.title.alternativeEscenificaciones en cascata: un estudio sobre Senhora, de José de Alencarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoUma importante característica, própria ao domínio literário, é a sua capacidade de ser expandido através de inúmeros percursos de compreensão, possíveis graças ao trabalho produtivo de linguagem subjacente ao texto. Esta argumentação se objetiva a verificar como a relação artístico-configuracional entre texto romanesco, ironia romântica e elementos advindos do universo dramático/teatral dá a conhecer parte do processo mimético de composição do romance Senhora (1875), do escritor José de Alencar. A análise da obra demonstra que ela parece incorporar criticamente alguns traços componentes das produções dramáticas alencarianas, bem como de outros textos do período romântico, promovendo uma revisão dos pressupostos desse movimento estético. A presença de “ecos” dramáticos no livro faz com que exista nele uma forte atmosfera de teatralização – narrador e personagens se comportam mascaradamente como atores e agem segundo manipulações habilmente arquitetadas, (auto)representando-se como “textos” multifacetados. Essa disposição proporciona a visão do romance enquanto escrita encenada, uma vez que através da ironia romântica, discurso que revela os processos de composição poética, é possível perceber que a configuração organizacional do texto não é gratuita, mas artisticamente tecida sob os signos da hibridez e da assimilação reflexiva de fontes de diversas naturezas; o exercício de elaboração se completa com a interferência do leitor, capaz de expandi-lo por meio de seu olhar analítico.pt_BR
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