00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Matos, Junot Cornélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Anderson de Alencar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996757440963288pt_BR
dc.contributor.referee2Santiago, Maria Betânia do Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2640094533229805pt_BR
dc.creatorOliveira, Eduardo das Chagas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5132401503023023pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-25T14:47:07Z-
dc.date.available2017-12-20-
dc.date.available2018-01-25T14:47:07Z-
dc.date.issued2017-09-22-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Eduardo das Chagas. Do diálogo na educação : diálogo em torno da filosofia de Martin Buber e a educação. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2362-
dc.description.abstractThis work intends to present the Dialogue and the Education as independent parts, and at the same time dependent of each other, since we are going to present the Buberian Dialogue, which brings a vision of respect with one another, and a transformation of the Pedagogy into Dialogic, as well as some aspects about Philosophy, Education and Dialogue. Regarding Martin Buber's Dialogical and Educational thinking, we will show a bit of his life since childhood and how it influenced him to be the great contemporary thinker he was. It is well known that Buber had a difficult childhood, and this difficulty taught him a valuable lesson for the construction of his Dialogue and Education theories. With regard to Education, we will discuss some points of Paulo Freire's Dialogue, as well as his pedagogy. In addition to that, we will present some aspects of the education about Society, Culture and Politics. The communication among people still needs to be more investigated in field of Education, since it involves the complex dichotomy of Teacher-Student, Educator and Educated. Martin Buber's dialogical and philosophical thinking on the Educational processes, along with Freire's pedagogical concept, and all the multiplicity that is educated, will constitute this work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBuber, Martin, 1878-1965pt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectEducação – Filosofiapt_BR
dc.subjectDiálogospt_BR
dc.subjectDialoguept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPersonal and pedagogical relationspt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectManpt_BR
dc.subjectOthernesspt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectPolitics and societypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDo diálogo na educação: diálogo em torno da filosofia de Martin Buber e a educaçãopt_BR
dc.title.alternativeOf dialogue in education: dialogue around Martin Buber's philosophy and educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca apresentar o Diálogo e a Educação como partes independentes, e ao mesmo tempo dependentes uma da outra, já que apresentamos o Diálogo Buberiano, que traz uma visão do respeito com o outro e uma transformação da Pedagogia em Dialogia, como também apresentamos alguns aspectos sobre Filosofia, Educação e Diálogo. Em relação ao pensamento Dialógico e Educacional de Martin Buber, mostraremos um pouco de sua vida desde criança e como ela o influenciou a ser o grande pensador contemporâneo que foi. Como sabemos, Buber teve uma infância difícil, e essa mesma dificuldade trouxe-lhe um grande aprendizado para a construção do seu Diálogo e sua Educação. No que se refere à Educação, iremos trazer alguns pontos do Diálogo de Paulo Freire, como também de sua pedagogia, não querendo traçar nenhum tipo de diálogo entre ele e Martin Buber, mas sim apenas apresentar o seu diálogo como mais um ponto a ser trabalhado no capítulo da educação. Também apresentaremos alguns aspectos da Educação sobre a Sociedade, Cultura e Política. A comunicação entre as pessoas é um aspecto que ainda precisa ser investigado na área da Educação, por envolver tal complexa dicotomia Docente-Discente, Educador e Educando. O pensamento Dialógico e filosófico de Martin Buber voltado para os processos Educacionais, junto ao conceito Pedagógico de Freire, e toda a multiplicidade que a educação nos apresenta constituirão esse trabalho.pt_BR
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