00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2335
Tipo: Dissertação
Título: O entrecruzamento de sentidos de docência, aposentadoria e velhice nos discursos de professores universitários
Título(s) alternativo(s): The interweciving of meanings of teaching, retirement and old age in the speeches of retired professors
Autor(es): Araújo, Juliana Tereza de Souza Lima
Primeiro Orientador: Silva Sobrinho, Helson Flavio da
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Ramires, Lidia Maria Marinho da Pureza
Resumo: Esta dissertação analisa, à luz da Análise do Discurso de linha francesa, os efeitos de sentidos de docência, aposentadoria e velhice nos discursos de professores universitários aposentados, trabalhando, assim, na relação do simbólico com o histórico, com o político e com o ideológico. O corpus desta pesquisa foi construído a partir de entrevistas realizadas com professores aposentados da Universidade Federal de Alagoas. Para realizarmos as análises, trilhamos um percurso teórico embasado em autores como Pêcheux (1988a, 1988b, 1997, 2008, 2011), Orlandi (2012a, 2012b, 2004, 2001), Beauvoir (1990) e Silva Sobrinho (2007), buscando, assim, compreender as condições de produção da aposentadoria e da velhice na sociedade brasileira que atuam nos discursos dos docentes aposentados entrevistados. Em nosso gesto de interpretação, analisamos como os sentidos de docência, aposentadoria e velhice vão sendo construídos a partir das contraditórias relações históricas da sociedade brasileira, regida pela luta de classes. Desse modo, encontramos, no percurso analítico, sentidos que significam a docência como um ato de transmissão de conhecimento, um meio de formar e preparar cidadãos para o mercado de trabalho. A aposentadoria e a velhice são vistas pelos interlocutores como etapas de libertação do trabalho docente, de realização pessoal e de felicidade, mas também como momentos de inatividade, de improdutividade. Esse complexo e dinâmico movimento do dizer faz da produção de sentidos um processo, essencialmente, paradoxal e contraditório, assim como as relações sociais nas quais os discursos são engendrados.
Abstract: Esta tesis, analiza, a la luz de un análisis del discurso de la línea francesa, los efectos de los sentidos de jubilación y vejez en algunos discursos de profesores universitários jubilados, trabajando, en relación con el símbolo histórico, político e ideológico. El corpus de esta investigación fue construído desde las entrevistas realizadas con cinco profesores jubilados de la Universidad Federal de Alagoas. Para realizar los análisis, hicimos un recorrido teórico, basado en autores como Pêcheux (1988a, 1988b, 1997, 2008), Orlandi (2012a, 2012b, 2004, 2001) Beauvoir (1990) y Silva Sobrinho (2007, 2010), buscando comprender las condiciones en que ocurrieron la jubilación y vejez en la sociedad brasileña, que actuan en los discursos de los maestros jubilados entrevistados. A nuestro modo de interpretación, analizamos como los sentidos de docencia, jubilación y vejez van siendo construídos a partir de las contradictorias relaciones históricas de la sociedad brasileña, regida por la lucha de clases.Encontramos sentidos que hacen que la docencia tenga significado de acto de trasmisión de conocimiento um modo de preparar ciudadanos para el mercado de trabajo. La jubilación y la vejez son vistas por los interlocutores como etapas de liberación del trabajo, de realización personal y de felicidad; así que la vejez y la jubilación son comprendidas como momentos de ociosidade,de improductividad. Ese complejo y dinámico movimiento del decir hace de la producción de sentidos un proceso, esencialmente paradójico y contradictorio, así como las relaciones sociales en las cuales los discursos son generados.
Palavras-chave: Professores universitários - Aposentadoria
Professores universitários - Velhice
University Teachers - Retirement
University Teachers - Old Age
Discursos
Académicos - Jubilación
Académicos - Vejez
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: ARAÚJO, Juliana Tereza de Souza Lima. O entrecruzamento de sentidos de docência, aposentadoria e velhice nos discursos de professores universitários. 2014. 92 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2335
Data do documento: 24-fev-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.