00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2330
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Edlene Pimentel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5186876508782366pt_BR
dc.contributor.referee1Bertoldo, Maria Edna de Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6676421842402194pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Gilmaisa Macedo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4400840384004812pt_BR
dc.contributor.referee3Mendonça, Ana Maria Ávila-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8181418057322691pt_BR
dc.creatorSantos, Rozilene Belo Barros dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1854988282786419pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-23T15:09:41Z-
dc.date.available2017-11-28-
dc.date.available2018-01-23T15:09:41Z-
dc.date.issued2009-06-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Rozilene Belo Barros dos. A educação nas relações sociais e a sua peculiaridade na sociabilidade contemporânea. 2009. 128 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2330-
dc.description.abstractThis study aims to identify the social formations prior to capitalism at the moment that education begins to be influenced to take the logic of capital over a certain social class, without seeking to establish the exact moment in which this happened. In addition this study seeks to portray the interaction between education from the school after the emergence of society divided into classes. We also emphasize that the changes from the primitive accumulation of capital, still in its embryonic period, before the days now have the capital to accumulate more profit through the exploitation suffered by the working class. In this sense education is undergoing the settings directly in the organization of productive work in order to adjust to the logic of productive capita. Also reflects on the ownership of social capital in the education processpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectModos de produçãopt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectFormação socialpt_BR
dc.subjectModes of productionpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCapitalismpt_BR
dc.subjectSocial trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleA educação nas relações sociais e a sua peculiaridade na sociabilidade contemporâneapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por finalidade identificar nas formações sociais que antecederam o capitalismo o instante em que a educação começa a sofrer influência no sentido de atender à lógica do capital em detrimento de uma determinada classe social, sem contudo estabelecer o momento exato em que esse fato ocorreu. Este estudo procura também ressaltar que as transformações ocorridas a partir da acumulação primitiva do capital, ainda no seu período embrionário até os dias de hoje, se deram no sentido de o capital acumular mais lucro, através da exploração da classe trabalhadora. Nesse sentido a educação passa a sofrer diretamente os ajustes na organização produtiva do trabalho de modo a amolda-se à lógica produtiva do capital. Reflete ainda sobre a apropriação da educação pelo capital na sociabilidade contemporânea.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A educação nas relações sociais e a sua peculariedade na sociabilidade contemporânea.pdf905.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.