00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2327
Tipo: Dissertação
Título: Trabalho, educação e o Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador: possibilidades ou limites?
Autor(es): Souza, Cristiane Gomes de
Primeiro Orientador: Tonet, Ivo
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Edlene Pimentel
metadata.dc.contributor.referee2: Santos Neto, Artur Bispo dos Santos
Resumo: Este estudo tem como objeto de investigação o Plano Nacional de Formação Profissional (PLANFOR), implementado em 1995, na lógica da empregabilidade, em função do desemprego estrutural, com recursos específicos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), no período do governo Fernando Henrique Cardoso e inserido no quadro das chamadas políticas ativas do Sistema Público de Emprego. Parte do entendimento de qualificação como processo que articula trabalho e educação e que se desenvolve no espaço contraditório entre trabalho e capital, e a atuação do Estado, no qual interesses divergentes se confrontam. Enfoca também as mudanças no trabalho sob a égide do capitalismo, demonstrando que de elemento fundante do homem e das sociedades, o trabalho se transforma em instrumento de alienação do trabalhador, trazendo, pois, consequências perversas para a própria classe trabalhadora. O objetivo, portanto, é compreender o processo decisório, o desenho e o funcionamento da Política do PLANFOR. E, tendo em vista a multiplicidade de estudos e avaliações sobre essa política, o foco da dissertação foi uma tentativa de sistematizar as principais conclusões a respeito do programa no Estado capitalista. Inicialmente, procurou-se traçar em linhas gerais todo o contexto social, político e econômico em que emergiu o PLANFOR, para posteriormente entendê-lo e analisá-lo por meio da correlação entre o seu sucessor, o PNQ (Plano Nacional de Qualificação). Na realidade, o que evidenciamos é que a essas políticas públicas de qualificação são tratadas, pelas classes dominantes, como uma construção ideológica que pretende criar uma outra sociabilidade do trabalho compatível com os seus projetos de classe, mas que, sob a ótica dos trabalhadores, ela é apreendida como acesso à educação e ao trabalho.
Abstract: This study aims to research the National Plan of Professional Formation (PLANFOR), implemented in 1995, the logic of employability in terms of structural unemployment, with specific resources of the Fund for the Support of Workers (FAT), during the government of Fernando Henrique Cardoso and inserted into the framework of active policies Call Public Employment System. Part of understanding and qualification process that links work and education that develops and contradictory in the space between labor and capital, and the performance of the state, which divergent interests are confronted. Also focuses on changes in work under the aegis of capitalism, showing that the founding element of man and society, the work becomes an instrument of alienation of the worker, bringing therefore perverse consequences for the working class. The aim therefore is to understand the process, the design and operation of the policy PLANFOR. And for the multitude of studies and assessments on this policy, the focus of the dissertation was an attempt to systematize the main conclusions about the program in the capitalist state. Initially, we tried to outline in general all the social, political and economic as it emerged the PLANFOR to further understand it and analyze it by means of the correlation between his successor the PNQ (National Plan of Qualification). Indeed, the evidence and those policies are treated for qualification, the dominant classes, as an ideological construction that you want to create another social work compatible with their projects of class. From the perspective of workers, it is perceived as access to education and work.
Palavras-chave: Trabalho e educação
Qualificação profissional
Políticas públicas
PLANFOR
PNQ
Estado
Capitalismo
Serviço social
Work
Education
Public Employment System
Public Policy Qualification
State Capitalist
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: SOUZA, Cristiane Gomes de. Trabalho, educação e o Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador: possibilidades ou limites?. 2009. 138 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2327
Data do documento: 3-set-2009
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho, educação e o Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador: possibilidades ou limites?.pdf643.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.