00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: Self e literatura: considerações sobre o desenvolvimento na educação de crianças
Título(s) alternativo(s): Self and literature: considerations about development in children’s education
Autor(es): Lima, Lara Rani Souto Maior Siqueira
Primeiro Orientador: Silva, Nadja Maria Vieira da
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Maria Dolores Fortes
Resumo: Este estudo consistiu em uma investigação acerca dos processos emergentes no entrelaçamento das experiências do self de crianças do ensino fundamental com a literatura infantil. Nessa investigação investiu-se em reflexões sobre a abordagem do self relacionada à linguagem, o selfdialógico, problematizando-se a forma como a literatura é utilizada nas salas de aula do ensino fundamental, onde o enfoque recai sobre a decodificação e a reprodução de significados considerados consensuaisno texto. Argumentou-se, ao longo dessa pesquisa, que os momentos de entrelaçamento dos textos literários com as experiências de self das crianças potencializam a produção de sentido acerca da obra literária. Defendemos ainda que a experiência com a literatura tem função fundamental no desenvolvimento psicológico humano. Nessa perspectiva discutiram-semetodologias para o trabalho com a literatura na sala de aula que privilegiam a dinâmica e o funcionamento do selfdialógico. Umapesquisa de intervenção longitudinal foi realizada em ambiente escolar com o objetivo de investigar processos emergentes na relação entre as experiências do selfde crianças e a literatura infantil, em atividades de contação de história. Como estratégia de construção de dados foram realizadas doze oficinas literárias com quarentaestudantes do primeiro ano do ensino fundamental em processo de alfabetização. Através das oficinas foram trabalhadas três modalidades distintas de mediação da literatura: 1) Contar história na modalidade exclusivamente oral 2) Contar história a partir da leitura de um livro e 3) Contar história através da dramatização de fantoches. Foram realizadas quatro oficinas para cada modalidade. As perguntas que buscamos responder em nossas análises foram, por exemplo: quais as estratégias utilizadas pelas crianças para relacionar suas experiências pessoais com conteúdos descritos na literatura infantil? Como se organiza essa relação? As oficinas foram registradas em vídeo. O conjunto dos dados, queinclui registros videográficos, produções artísticas e narrativas das crianças, foi tratado através da análise microgenética, visando destacar os processos de posicionamento do self das crianças durante interação com a literatura. Posteriormente, foi realizadauma análise narrativa, que consistiu na elaboração de argumentos, com base nos pressupostos teóricos, para possíveis conexões entre as configurações dos dados que resultaram do tratamento microgenético. Na conclusãoconfirmou-se a hipótese sobre a centralidade do entrelaçamento das experiências de self com a história contada para a produção de sentido acerca do texto literário.Além disso, destacou-se a potência das experiências culturais mediadas pela literatura para o desenvolvimento humano. A partir dessas informações foram sugeridas estratégias para a utilização daliteratura em sala de aula considerando as especificidades de como a criança relaciona suas experiências com a história literária para compreendê-la, transformando a história e a si mesma nesse processo. Finalmente, ofertamos à escola onde se desenvolveu a intervenção um curso de formação continuada para os professores do ensino fundamental, onde esses resultados foram apropriados pela comunidade escolar.
Abstract: This study consisted of an investigation into the emerging processes in the intertwining of the experiences of the self of children from elementary education to children's literature. In this investigation we invested in reflections about the approach of the self related to language, the dialogical self, problematizing the way in which the literature is used in the classrooms of the elementary school, where the focus falls on the decoding and reproduction of meanings considered consensual in the text. Throughout this research, it was argued that the moments of intertwining literary texts with the children's self-experiences enhance the production of meaning about the literary work. It was also argued that the experience with the literature has a fundamental role in human psychological development. In this perspective we discussed methodologies for working with literature in the classroom that privilege the dynamics and the functioning of the dialogical self. A longitudinal intervention research was carried out in a school environment with the objective of investigating emerging processes in the relationship between children's self-experiences and children's literature, in storytelling activities. As a data construction strategy, twelve literary workshops were carried out with 40 students from the first year of primary education in the process of literacy. Through the workshops three different types of literature mediation were developed: 1) Story telling in an exclusively oral mode 2) Story tellingfrom the reading of abook and 3) Story telling through puppet play. Four workshops were held for each modality. The questions that we sought to answer in our analyzes were, for example: what strategies did thechildren use to relate their personal experiences to thecontent described in children's literature? How is this relationship organized? The workshops were recorded on video. The dataset, which includes videography records, artistic productions and children's narratives, was treated through microgenetic analysis, aiming to highlight the processes of children's self-positioning during interaction with the literature. Subsequently, the researcher carried out a narrative analysis, which consisted in the elaboration of arguments, based on theoretical assumptions, for possible connections between the data configurations that resulted from the microgenetic treatment. In the conclusion the hypothesis of the centrality of the interweaving of the experiences of self with the history told for the production of meaning about the literary textwas confirmed. In addition, the power of cultural experiences mediated by literature for human development was highlighted. From this information we have suggested strategies for the use of literature in the classroom considering the specificities of how the child relates hisor hers experiences with literary history to understand it, transforming the story and themselvesin this process. Finally, a continuing education course was offered to the school where the intervention was developed for elementary school teachers, where these results were appropriated by the schoolcommunity.
Palavras-chave: Self (Psicologia)
Self dialógico
Processo cognitivo
Análise microgenética
Desenvolvimento humano
Literatura infantil
Dialogical Self
Children's Literature
Human Development
Microgenetic Analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: LIMA, Lara Rani Souto Maior Siqueira. Self e literatura: considerações sobre o desenvolvimento na educação de crianças. 2017. 161 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2307
Data do documento: 29-mar-2017
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